06/06/18 12h02

Desafio UFSCar define projetos vencedores

Jornal Primeira Página

Na próxima quinta-feira, dia 7 de junho, a Agência de Inovação (AIn) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza o encerramento da primeira edição do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo. Com o objetivo de selecionar os projetos vencedores do Desafio - nas categorias startup e licenciamento -, o evento é aberto a toda comunidade acadêmica e também ao público externo e acontecerá no Anfiteatro Bento Prado Junior, na área Norte do Campus São Carlos, das 14 horas às 17h30.

O encontro será uma grande oportunidade de conhecer e interagir com o ecossistema de inovação de São Carlos. Na ocasião, a palestra de abertura tratará sobre inovação e, em seguida, as 10 equipes finalistas - com cerca de 30 participantes - apresentarão um pitch de seus negócios aos jurados convidados, que elegerão os dois projetos vencedores. Os resultados serão divulgados a partir das 17h30, momento em que serão realizados a premiação e o encerramento do Desafio. Para participar do evento, é necessário fazer inscrição no site https://desafioufscar.faiufscar.com.

Fases do Desafio UFSCar

A primeira fase do Desafio UFSCar contou com a inscrição de 90 equipes - em um total de 241 participantes -, que estiveram presentes no encontro presencial público em novembro de 2017 para interação e troca de experiências, além da realização da primeira versão do modelo de negócios em uma maratona de canvas. Durante a segunda fase - entrega do modelo de negócios simplificado -, os participantes receberam feedbacks de profissionais do mercado sobre seus projetos. Já na terceira fase, foram oferecidas capacitações aos participantes sobre teste de conceito, análise de mercado, planejamento financeiro, fontes de financiamento, apresentação de pitch e propriedade intelectual.

Além disso, foi realizado um evento de treinamento de pitch e networking em março de 2018 - o Open Mic Day -, que visou favorecer o amadurecimento dos projetos. A partir daí, 20 equipes elaboraram um plano de negócios detalhado e, dentre elas, foram definidas as 10 equipes finalistas, então levadas ao desenvolvimento de marcas e ações de mercado que serão apresentadas a possíveis investidores. Para a definição das equipes finalistas, 20 avaliadores com experiência no mercado foram convidados a considerar os critérios: potencial de globalização e para benefício da sociedade; viabilidade econômica e de desenvolvimento; inovação e originalidade; além do comprometimento da equipe.

Para a organizadora do Desafio, Adriana Spinola, independente do resultado oficial com os vencedores, a prioridade da Agência de Inovação da UFSCar foi possibilitar que todos os participantes desenvolvessem planos de negócios capazes de levar as tecnologias da academia para a sociedade, pois, segundo ela, não adianta o conhecimento estar dentro da universidade na cabeça de bons pesquisadores - ele deve beneficiar a sociedade como um todo, e a UFSCar possui importante papel nesse sentido. "Mais importante que ter um vencedor ou plano com destaque foi o engajamento dessas equipes em se capacitar para desenvolver excelentes planos de negócios. São vencedores todos aqueles que conseguirem empreender e levar suas ideias para o mercado", destaca Spinola.