15/05/07 14h58

Dez bancos chegam a 'investment grade'

Valor Econômico - 15/05/2007

Dez bancos brasileiros tiveram o rating em moeda estrangeira elevado ontem para grau de investimento pela Fitch Rating. Isso significa que passaram a ser considerados investimentos seguros pela agência de rating americana, o que pode atrair uma onda de aplicadores estrangeiros qualificados, como seguradoras e fundos de pensão qualificados. A ação da Fitch se segue à decisão da agência de elevar o rating em moeda estrangeira do país, tomada quinta-feira, para "BB+"" apenas um degrau abaixo do investment grade. Nas outras agências, a avaliação do risco do Brasil está mais atrasada. Para a Standard & Poor's (S&P) e a Moody's, o Brasil está classificado dois degraus abaixo, como "BB" na primeira e "Ba2" na segunda. A perspectiva é positiva e estável, respectivamente. Receberam o grau de investimento com a nova "BBB-", os bancos ABN AMRO Real; Bradesco; Banco do Brasil (BB); Banco Itaú Holding Financeira; Banco Itaú; Banco Itaú BBA; Banco Santander Banespa, UBS Pactual; Banco Votorantim; e o Unibanco. Tiveram o rating elevado para o mesmo nível do risco soberano, isto é, para "BB+" o Banco ABC Brasil e o Banco da Amazônia. Em comunicado enviado ao mercado, a Fitch esclareceu que a elevação do rating soberano melhora o ambiente operacional do sistema financeiro, permitindo aos bancos expandir as operações e diversificar as receitas. O pano de fundo é a melhora das finanças públicas e externas do país aliada a políticas macroeconômicas prudentes e maior poupança doméstica.