29/03/07 10h42

Economia começa o ano mais aquecida que em 2006

Folha de S. Paulo - 29/03/2007

A economia brasileira começa 2007 mais aquecida do que estava em 2006. Indicadores econômicos mostram aumento na atividade das fábricas, no faturamento do comércio, no fluxo de veículos nas estradas, no consumo de energia e na arrecadação de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) no primeiro bimestre deste ano. Esse crescimento é reflexo da expansão do crédito, dos prazos de financiamento, do emprego e do rendimento do trabalhador nos últimos anos, mas não será suficiente para fazer o país crescer mais do que 4% neste ano, na avaliação de economistas e representantes da indústria e do comércio. Indicadores mostram que a economia cresce neste ano, mas de forma tímida, segundo economistas. Em janeiro, a produção industrial cresceu 4,5% sobre igual mês de 2006 e o faturamento do comércio, 8,3%, segundo o IBGE. As vendas de carros subiram 15,2% no primeiro bimestre deste ano em relação a igual período do ano passado, segundo informa a Fenabrave. E as vendas de papelão para embalagens aumentaram 1,7% no período, segundo levantamento da ABPO (Associação Brasileira do Papelão Ondulado). A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) nota recuperação no nível de atividade das fábricas a partir de fevereiro. Consulta feita a 25 indústrias líderes em seus setores neste mês mostra que só o estoque está acima do desejado. Vendas vão bem, assim como as expectativas de investimentos e de contratações. A mesma consulta feita em janeiro deste ano pela Fiesp mostrava que as vendas estavam mais baixas e os estoques, mais altos, do que o desejado pelas indústrias. E não havia planos para elevar o emprego. O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) também constata mais otimismo nos empresários em consulta feita a 678 empresas neste mês. Para 42% das empresas, haverá aumento de produção e, para 31%, manutenção neste ano. No levantamento de março de 2006, 26% das empresas falavam em alta de produção e 23%, em manutenção.