30/05/19 12h40

Edital apoia pesquisa colaborativa entre São Paulo e Rio Grande do Sul

FAPESP

A FAPESP anuncia o lançamento de uma chamada de propostas em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O objetivo é incentivar a formação e o fortalecimento de redes de pesquisa colaborativa entre os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Por meio da chamada serão selecionadas propostas de pesquisa com duração de 24 meses, que sejam conduzidas por pesquisadores responsáveis provenientes de cada um dos estados. A chamada abrange todas as áreas do conhecimento, sendo que os projetos devem considerar o uso de conhecimentos avançados em pelo menos um dos seguintes temas: Manufatura Avançada; Inteligência Artificial; Computação em Nuvem; Software e Hardware; Internet das Coisas (IoT); Materiais Avançados; Eletrônica e Óptica Avançada; Biotecnologia; Sistemas de Geração, Armazenamento e Recuperação de Energia; e Dispositivos Web e Comunicação Móvel.

Os projetos colaborativos serão apoiados conjuntamente por FAPESP e FAPERGS, sendo que os aportes de recursos serão proporcionais ao esforço em pesquisa em cada estado. Os projetos serão avaliados segundo os critérios de análise de cada uma das FAPs e também quanto à sua contribuição ao avanço do conhecimento científico e tecnológico nos respectivos estados e no Brasil.

Na FAPESP, as propostas deverão seguir as normas e condições da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. Serão considerados elegíveis pesquisadores responsáveis ou principais por auxílio vigente nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e, excepcionalmente, nas modalidades APR ou JP (Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores).

A data-limite para envio de propostas é 15 de julho. As propostas devem ser submetidas exclusivamente via internet, por meio dos respectivos sistemas de envio de formulários de cada FAP – SigFapergs para pesquisadores gaúchos e SAGe http://www.fapesp.br/sage/ para os paulistas. Ambos proponentes, porém, devem acessar o sistema do estado parceiro e efetuar o cadastro para que sejam indicados na proposta como membro da equipe.