26/09/16 15h45

Em parceria com SEADE, FAPESP lança chamada de propostas

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), anunciam o lançamento da primeira chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação assinado pelas instituições. O acordo tem como objetivo o estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa que tenham alto impacto científico, social e econômico e que façam uso das bases de dados através da Fundação SEADE, que é responsável pela coleta, organização, análise e divulgação de informações técnicas e dados estatísticos sobre o Estado de São Paulo. 

Para a coordenação das atividades do pacto a Fundação SEADE indicará um representante para compor o comitê gestor do acordo, que atuará em conjunto com os representantes da FAPESP indicados pela sua diretoria científica. Entre as considerações do documento está a dificuldade de acesso dos pesquisadores às bases de dados de natureza pública e que são protegidas por critérios de sigilo, o que pode restringir o escopo dos estudos socioeconômicos.

Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo. Os interessados deverão submeter propostas em duas etapas: pré-propostas (com prazo até 7 de novembro de 2016) e propostas completas (que deverão ser enviadas até 6 de março de 2017). Apenas aqueles que tiveram pré-propostas aprovadas poderão submeter propostas completas. As propostas deverão seguir as normas da modalidade de Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP, que vai selecionar e financiar os projetos, enquanto as bases de dados serão tratadas e disponibilizadas pela Fundação SEADE.

Consultas à FAPESP ou à Fundação SEADE para a submissão de pré-propostas serão recebidas até 27 de outubro de 2016. A chamada está disponível no site da FAPESP.