16/06/16 16h25

Embaixador, Câmara de Comércio de Lima e PromPerú preveem muitos negócios entre São Paulo e o país andino

Evento de abertura da missão da Investe SP no Peru atraiu mais de cem empresários do país e contou com a assinatura de um memorando de entendimentos entre a Agência e a Câmara de Comércio de Lima

Investe São Paulo

Mais de cem empresários peruanos participaram, ao longo desta quinta-feira, 16 de junho, de intensas rodadas de negócios no primeiro dia da missão comercial ao Peru. A iniciativa é realizada pela Investe São Paulo em parceira com a Apex-Brasil, dentro do Programa Paulista de Apoio às Exportações, o SP Export.

A ação, que tem apoio da Câmara de Comércio de Lima, da Embaixada do Brasil em Lima e da Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (PromPerú), visa aumentar as exportações das pequenas e médias empresas paulistas a partir da conquista de mercados emergentes da América Latina, como o Peru e a Colômbia.

Na cerimônia de abertura da missão comercial, o embaixador do Brasil no Peru, Marcos Augusto Lopes, destacou que a missão da Investe São Paulo ocorreu logo após um marco histórico nas relações comerciais Brasil-Peru, que é assinatura de um acordo que permitirá que empresas brasileiras e peruanas concorram e participam de obras públicas nos dois países.

“O volume de negócios está aumentando, a ponto de termos, hoje, 48 voos semanais diretos entre Lima e São Paulo. O Peru mantém a inflação sob controle e equacionou sua dívida pública. Além disso, o regime democrático está consolidado. O ambiente é ideal para os negócios. A Investe São Paulo teve a visão correta em vir para o Peru agora”, observou Marcos Raposo Lopes.

O presidente da Câmara de Comércio de Lima, Mario Mongilardi, deu as boas-vindas aos empresários brasileiros e disse que a Investe São Paulo soube identificar empresas e compradores interessados em fazer negócio com o Estado de São Paulo.

Para Luis Torres Paz, presidente da PromPerú, “a missão acontece em um momento de construção da Aliança do Pacífico e poderá construir uma relação mais ampla e de longo prazo entre São Paulo e o Peru”.

O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, agradeceu o apoio das entidades peruanas e do embaixador e falou das perspectivas para os próximos meses:

“A partir de hoje, certamente, vamos ampliar as relações comerciais entre São Paulo e Peru, o que vai gerar mais empregos para os paulistas e também os peruanos. Cumprimos, assim, a missão que nos foi dada pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário Márcio França”, afirmou Quirós após fazer uma explanação técnica sobre o potencial do Estado de São Paulo.

Na ocasião, a Investe São Paulo também assinou um memorando de entendimento com a Câmara de Comércio de Lima. O acordo tem como objetivo a promoção de investimentos e exportações, aprofundando as relações econômicas entre as regiões representadas pelas entidades.

Depois da cerimônia de abertura, tiveram início as rodadas de negócios entre empresários paulistas e compradores peruanos, que se estenderam por todo o dia. Amanhã, as empresas participarão de visitas técnicas a associações comerciais e redes de varejo.

Sobre o SP Export

Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

O SP Export é realizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parte integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), conforme convênio assinado no final de 2015.

Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros e seminários de capacitação, além de atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex-Brasil, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.