30/08/17 14h45

Empreende Rio Preto começa nesta quinta-feira

Diário da Região

Capacitação, crédito e informações sobre o processo de formalização do negócio. Esses serão os principais serviços oferecidos durante a segunda edição do Empreende Rio Preto, que será realizado na cidade entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. O evento promovido pela prefeitura conta com uma série de parceiros que vão oferecer serviços, cursos e palestras para quem quer empreender, se capacitar ou buscar opções de crédito. As ações serão realizadas no estacionamento do shopping Cidade Norte das 10h às 22 horas e a entrada é gratuita.

O Empreende Rio Preto faz parte de um programa que compreende uma série de ações para transformar Rio Preto em uma Cidade Empreendedora. Na primeira edição, em maio, mais de três mil pessoas foram atendidas. Nesta etapa, haverá serviços de capacitação, orientação profissional e de formalização como microempreendedor individual para dois públicos, o deseja ser dono do próprio negócio e o que quer aperfeiçoar sua atividade dentro do ambiente de trabalho.

Haverá quatro unidades móveis de ensino: uma do Sesi, duas do Senai e uma da Fatec. O Sesi leva o programa Alimente-se Bem; o Senai oferece cursos de capacitação em serigrafia e polimento de brilho. A Fatec levará a unidade móvel de comandos hidráulicos e pneumáticos. Na unidade serão ministrados cursos sobre o tema e na tenda da instituição serão proferidas palestras sobre empreendedorismo, direcionamento de carreira, elaboração de currículos e atendimentos coletivos com depoimentos de egressos sobre o sucesso dos cursos.

Além disso, haverá uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para oferecer linhas de crédito pelo Banco do Povo e atendimentos individualizados. A Acirp irá apresentar serviços ofertados pela associação como plano de saúde, treinamento, proteção do crédito. Também será realizado o projeto

“Conversa com o Presidente”, em que representante da entidade estará disponível para uma conversa com os interessados em
ter noções da economia e sugestões de empreendimento.

O Sebrae estará no evento com duas vans móveis. No local, os consultores prestarão todos os esclarecimentos para quem deseja abrir uma empresa, além de iniciar o processo de formalização para quem já está interessado. Também serão oferecidas inscrições para 13 cursos gratuitos que serão realizados na sede do Sebrae em Rio Preto. Na tenda do Senac serão ministradas oficinas e palestras sobre beleza, gastronomia e recursos humanos. O público também será orientado sobre as bolsas disponíveis na instituição.

O Conselho Regional de Administração (CRA) estará no local para emitir carteiras de trabalho e também fará palestras sobre gestão de empresas. A ETEC também ministrará palestras sobre diversos temas do empreendedorismo. A Secretaria do Trabalho irá apresentar os serviços oferecidos, como o banco de currículo e fará inscrições para o programa Time do Emprego e para o curso de ajudante de cozinha.