05/12/14 14h45

Empresa de tecnologia de Ribeirão Preto está entre as dez melhores da América do Sul

Ribeirão Preto Online

A Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, localizada no Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, foi eleita uma das 10 melhores incubadoras da América do Sul pelo ranking sueco UBI Index. Classificada em 8º lugar, na categoria "University Business Incubator Rankings 2014", a Supera divide o ranking com grandes Incubadoras como o Instituto Gênesis (PUC-RIO) e Incuba UC (PUC-Chile).

Elaborado a partir de dados fornecidos pelas participantes, o ranking avalia o desempenho das incubadoras a partir de três grandes categorias: sua contribuição para o ecossistema; seu valor para os clientes; e seu quociente de atratividade - que avalia o desempenho e histórias de sucesso na pós-incubação. A UBI avalia mais de 300 incubadoras de mais de 60 países, classificando-as de acordo com o continente a qual pertencem.

“O ranking é elaborado com base em um diagnóstico de incubadoras de todo o mundo a partir de dados que levam em consideração, por exemplo, o número de empresas incubadas, tempo médio de incubação das empresas, eventos realizados anualmente. Com os dados, a UBI analisa pontos fracos e fortes de cada uma das instituições”, explica João Reis, do Supera International Office. “Com o diagnóstico conseguimos avaliar onde precisamos melhorar e onde já estamos no caminho certo”, avalia.

Com base nos dados de 2013, o diagnóstico aponta que a Supera Incubadora tem como pontos fortes a retenção de talentos, o desenvolvimento de competências e a fase de pós-incubação. João Reis explica que a expectativa é de que o índice para o ano de 2015 seja ser ainda melhor, uma vez que, desde a inauguração do Supera Parque (março de 2014), todas as empresas ligadas à instituição encontram-se instaladas no mesmo local.

“O diagnóstico mostrou que um dos pontos fracos era a interatividade entre as empresas incubadas, o que acontecia pelo fato de estarem dividas em três diferentes unidades”, explica Reis. “Com a vinda para o Parque Tecnológico, as empresas estão todas no mesmo ambiente, compartilham de áreas comuns, passaram a interagir mais e tem grande possibilidade de acesso à networking com a USP, tanto pela proximidade quanto pela forte parceria que o Parque tem com a Universidade”.

Na avaliação de João Reis, estar entre as 10 melhores incubadoras da América Latina é um incentivo para que a Supera continue na busca pelo aperfeiçoamento dos serviços prestados e na busca por melhores posições. “Nosso compromisso é oferecer os melhores serviços aos nossos empreendedores e também contribuir de forma positiva para o desenvolvimento do ecossistema local, promovendo cada vez mais o empreendedorismo, a inovação e o conhecimento”, diz.

O ranking completo pode ser acesso no site da UBI Index, no endereço www.ubiindex.com/rankings.

Supera Incubadora

Ligada à Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde), a Supera Incubadora de Empresas auxilia na criação de empresas de base tecnológica. Eleita como a “Melhor Incubadora de Empresas da Região Sudeste” em 2010, pela ANPROTEC, a Incubadora atua, no momento, com 26 empresas, dividas em pré-residência, residência e associadas.

Além da infraestrutura para pré-residência e residência, a Incubadora oferece consultorias gerenciais, capacitação, rede de contatos, além de facilitar a participação das empresas em eventos nacionais e internacionais.