30/05/16 14h40

Empresas brasileiras exportadoras crescem 44,7%

Apex-Brasil

As 150 empresas de componentes para couros, calçados e artefatos, que integram o projeto Footwear Components by Brasil (FC by Brasil) - uma ação de incentivo às exportações executada em parceria entre a Assintecal e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) - registraram um desempenho positivo de 44,7% na comercialização de materiais com o mercado externo, durante os quatro primeiros meses do ano. Ao todo, foram exportados US$ 84,9 milhões, o que representa um aumento de US$ 26,2 milhões de exportações em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Neste momento que buscamos o equilíbrio e a recuperação de nosso mercado interno, as exportações mostram ser a alternativa para que a indústria continue a produzir e a gerar divisas”, comenta o presidente da Assintecal, Milton Killing. De maneira geral, a participação do valor das exportações do FC by Brasil em relação ao setor alcançou 41,1% até abril de 2016. Neste primeiro quadrimestre de 2016, os principais destinos dos exportadores brasileiros foram Argentina, China, Índia e Alemanha.

Sobre o Footwear Components by Brasil

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 150 empresas, do projeto Footwear Components by Brasil, realizado pela Assintecal e pela Apex-Brasil, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail [email protected]  ou visite o site http://www.fcbybrasil.com/ e nossa página no Facebook www.facebook.com/fcbybrasil/ .

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Sobre a Assintecal

www.assintecal.org.br 

Há três décadas a Assintecal (Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) atua diretamente empenhada na expansão de seu setor. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade possui cerca de 300 associados e responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).