22/10/14 14h13

Empresas criam guia de oportunidades na região

Diário do Grande ABC

Com apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Associação das Empresas do Setor Metalmecânico do Grande ABC dará início ao desenvolvimento do Guia de Oportunidades, que vai abrir novos mercados às companhias do segmento. O convênio será assinado amanhã na sede da Pasta, na Capital.

A entidade será responsável por, aproximadamente, 30% do investimento de R$ 258 mil, complementado pela secretaria. O projeto, desenvolvido pela associação, prevê a contratação dos serviços do Senai, que fará, em fase inicial, um raio X tecnológico nas instalações, organização e estrutura das empresas. Em seguida, cruzará as informações com dados de pesquisas dos parceiros, como Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) para reconhecer demanda de segmentos que não são abastecido pelas companhias de metalmecânica do Grande ABC, explicou a gestora da associação e gerente do escritório do Ciesp de Santo André, Irina Freire. "Com isso, será constituído o Guia de Oportunidades. Assim será possível identificar mercados nos segmentos naval, ferroviário e médico, por exemplo." Não há previsão para a conclusão do guia.

"O programa de arranjos produtivos locais tem como foco a melhoria da competitividade de setores estratégicos, promovendo a atividade econômica regional, o empreendedorismo e a geração de emprego e renda para a população. O projeto do Grande ABC irá proporcionar novos negócios e fortalecer as empresas do setor metalmecânico", disse o secretário estadual de Desenvolvimento, Nelson Luiz Baeta Neves Filho.