24/05/16 16h36

Empresas já aderem a programa de incentivo às exportações que SP lançará em junho

Núcleo em SP do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) tem a meta de atender 260 empresas com a inserção de especialistas em parceria com a Apex-Brasil e a ESPM

Investe SP
Download Bianca Borges/ISP

O treinamento foi realizado na sede da Agência

Mais de 70 empresas aderiram ao Núcleo do Estado de São Paulo do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), que será lançado pela Investe São Paulo e pela Apex-Brasil no dia 7 de junho, às 10 horas, no Palácio dos Bandeirantes. São empresários dos mais diversos setores que querem passar a exportar e assim gerar mais empregos no Estado de São Paulo. A Investe SP é a agência de atração de investimentos e competitividade a serviço da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de SP.

O Núcleo PEIEX de São Paulo é uma parceria entre a Investe SP, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Curso de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O objetivo é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora, principalmente nas pequenas e médias empresas, qualificando e expandindo os mercados para as indústrias iniciantes ou já atuantes em comércio exterior.

O PEIEX é um programa da Apex-Brasil que já atendeu a 16,2 mil empresas brasileiras em 14 estados. Por meio de uma metodologia desenvolvida pela Apex-Brasil e testada com sucesso, as empresas atendidas no PEIEX são diagnosticadas e orientadas para o comércio exterior.

Nesta terça-feira, dia 24, os mestres e doutores da ESPM participaram de uma reunião na sede da Investe SP denominada Treinamento da Metodologia PEIEX, com a presença de técnicos da Apex-Brasil e da ESPM.

Ilan Avrichir, diretor do Curso de Administração da ESPM, destacou que foi montada uma equipe multidisciplinar de alto nível que vai garantir excelentes resultados para as empresas inscritas.

A economista Neusa Nunes, professora dos cursos de graduação e pós-graduação da ESPM, acredita em bons resultados a partir da inserção dos especialistas nas empresas paulistas: “Pela minha experiência de mercado, como, por exemplo, no processo de internacionalização da Natura, vejo que será feito o melhor para as empresas que querem ganhar mercado no exterior”.

Para Silvana Gomes, coordenadora do programa na Investe SP, o Núcleo de São Paulo é completo: “Temos parceiros em todas as áreas que vão suprir as necessidades dos futuros exportadores, como o Sebrae, os Correios e a Desenvolve São Paulo, ou seja, vejo um leque de serviços até então inédito no PEIEX. E isso é muito bom para alcançarmos o resultado final”.

Potencial - “Precisamos estar atentos ao potencial dos mercados externos, sobretudo dos nossos vizinhos. Os países da América Latina, por exemplo, vêm apresentando, de forma geral, altas taxas de crescimento econômico e melhora no padrão de consumo da população. Com o PEIEX, as empresas paulistas estarão mais bem preparadas para aproveitar essas oportunidades”, observou Juan Quirós, presidente da Investe SP, que participou da reunião.

A Investe SP liderará um núcleo da cidade de São Paulo e região metropolitana do PEIEX, atuando na proposição de estratégias em diferentes áreas funcionais das empresas participantes do projeto para promover melhorias em seus produtos, serviços, processos e gestão. Desta forma, a Investe SP pretende contribuir para a ampliação do leque de companhias paulistas capazes de disputar espaço no mercado externo.

Até abril de 2018, o núcleo tem a meta de atender 260 empresas da capital paulista e região. Todo o atendimento é feito sem custos às empresas. Como contrapartida, o empresário deve estar disponível para verificação de procedimentos e controles existentes em todas as áreas da companhia e para entrevistas com a equipe técnica da Investe SP. Além disso, é importante motivar o quadro de colaboradores e participar dos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos.

No Estado de São Paulo, os demais núcleos do PEIEX são liderados pela Fundação Vanzolini e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. O núcleo liderado pela Investe SP integra o SP Export, Programa Paulista de Apoio às Exportações – uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação (SDECTI) coordenada pela agência paulista, em parceria com a Apex-Brasil.

Márcio França, que é vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, destaca a relevância da exportação no fortalecimento da economia: “O governador Geraldo Alckmin tem frequentemente apontado que o comércio exterior é um dos principais caminhos para o Brasil superar as atuais dificuldades econômicas, já que gera empregos e divisas, melhora a balança comercial e eleva o investimento em produção e desenvolvimento tecnológico. É importante lembrar que o Brasil representa apenas 3% do mercado global; portanto, as empresas brasileiras têm 97% de espaço no comércio externo a explorar”, afirmou.
Como participar

As ações do PEIEX são desenvolvidas em regiões com alto potencial exportador e incluem desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem exclusivamente do próprio empresário e dos recursos disponíveis da companhia, até o fornecimento de informações técnicas e suporte no acesso a mercados, que são processos externos à empresa.
No núcleo liderado pela Investe SP, uma equipe de 18 profissionais da Agência e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que é parceira no projeto, atuará diretamente no planejamento, execução e monitoramento do PEIEX dentro das empresas.

Os técnicos visitarão as empresas selecionadas pelo projeto para fazer um diagnóstico de suas operações, identificando oportunidades de implantação de melhorias nas áreas de gestão estratégica, capital humano, finanças e custo, vendas e marketing, produção e comércio exterior. Além disso, a equipe prestará auxilio na execução dessas melhorias pelas empresas.

As empresas que são da capital paulista ou região metropolitana e têm interesse em participar do PEIEX deverão entrar em contato com a Investe SP pelo e-mail [email protected]. Serão selecionadas para atendimento as empresas que possuem perfil e potencial para exportação.

Sobre o SP Export
Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

O SP Export é realizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), conforme convênio assinado no final de 2015.

Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros e seminários de capacitação, além de atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex-Brasil, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.