27/09/16 14h18

Empresas participam do maior evento do setor farmacêutico

Apex-Brasil

Feira líder global no segmento, a CPhI Worldwide está em sua 27ª edição e espera receber mais de 36 mil visitantes de 150 países além de 2.500 expositores. A feira, que será realizada este ano em Barcelona, na Espanha, é o principal evento do ano no calendário de internacionalização das empresas e do projeto Brazilian Pharma Solutions, coordenado pela Associação Brasileira de Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI) com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Estima-se que um número expressivo das maiores empresas fabricantes de medicamentos e de farmoquímicos do Brasil, participantes do Projeto Setorial Brazilian Pharma Solutions, estarão presentes ao evento entre os dias 4 e 6 de outubro. Além de vitrine para as empresas brasileiras exporem suas marcas e produtos, o pavilhão brasileiro tornou-se também ponto de encontro para que os diferentes stakeholders no processo de internacionalização dialoguem sobre o tema. O espaço é organizado há mais de 20 anos pela Abiquifi e ao longo do tempo foi ganhando relevância na agenda das empresas, entidades e autoridades de governo.

Para esse ano confirmaram presença no Pavilhão Brasileiro o Diretor de Tecnologias Inovadoras do MDIC, Rafael Henrique Rodrigues Moreira e o Diretor do Ministério da Saúde, Edgar Tollini.  No dia 3 de outubro será organizado pela Thomson Reuters o evento Open House for Latin American Leaders, uma ótima oportunidade para compartilhar com especialistas em inovação as percepções sobre a indústria de genéricos na América Latina. Além da visita nas instalações da Thomson Reuters, a programação inclui painéis e grupos de discussões.

Na última edição da feira, realizada em 2015 em Madri, na Espanha, as empresas participantes do pavilhão brasileiro contataram mais de 2600 clientes de diversos países como: Alemanha, Argélia, China, Coreia, Egito, Espanha, EUA, França, Índia, Indonésia, Inglaterra, Itália, Reino Unido, Rússia e Suíça, somando um total de US$ 50 milhões em negócios estimados, para os últimos 12 meses.

Entidades congêneres como Abifina, Alanac, Alfob, Anbiotec, Sindusfarma, Interfarma,

PróGenéricos e Grupo FarmaBrasil também apoiam e participam ativamente do Projeto Setorial Brazilian Pharma Solutions e das ações do mesmo. Para que as empresas possam focar apenas na geração de negócios, o Projeto Brazilian Pharma Solutions disponibiliza toda a infraestrutura necessária como montagem, comunicação, catering, espaço para reuniões individuais e palestras.

Sobre o Projeto Brazilian Pharma Solutions

O Brazilian Pharma Solutions é o projeto de internacionalização dos setores farmoquímico, biotecnológico, farmacêutico e veterinário brasileiros, coordenado pela Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos) com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é ampliar a participação das empresas da cadeia produtiva farmacêutica, biotecnológica, farmoquímica e de saúde animal brasileira no cenário internacional, visando ao aumento das exportações, troca de tecnologia, atração de investimentos e a internacionalização do setor. O Brazilian Pharma Solutions realiza ações de inteligência e prospecção de mercados, marketing internacional, cursos e workshops, feiras internacionais, rodadas de negócios, missões comerciais, dirigidas a diversos países nos cinco continentes.

Sobre a Abiquifi

A Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos – Abiquifi – é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1983 e congrega empresas do setor farmoquímico e de insumos farmacêuticos. Seu maior objetivo é estimular a produção de insumos farmacêuticos no Brasil, assim como a internacionalização da cadeia produtiva farmacêutica dos segmentos humano e veterinário.

A Abiquifi possui seu portal na Internet (www.abiquifi.org.br) com várias informações sobre o mercado, estatísticas, legislações pertinentes e muitos outros dados importantes; publica anualmente um Index que registra todas as produções de farmoquímicos e insumos farmacêuticos do MERCOSUL, além de coordenar o projeto de internacionalização dos setores farmoquímico e farmacêutico.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.

A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 11 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

A Agência também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.