17/07/15 15h06

Empresas paulistas são selecionadas para compor o projeto Sirius

Agência Gestão CT&I

Mais uma etapa do projeto Sirius foi concluída, e dessa forma, obter o acelerador de partículas brasileiro. Foram escolhidas as empresas que participarão do desenvolvimento do anel acelerador da nova fonte do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). O resultado da seleção pública com as escolhas das propostas foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O objetivo da chamada é apoiar o desenvolvimento, por empresas paulistas, de produtos, processos e serviços inovadores para o projeto Sirius. O valor total solicitado para cada proposta poderá ser de até R$ 1,5 milhão. Ao todo, os recursos alocados para financiamento no edital são de R$ 40 milhões, sendo 50% da Finep e 50% da Fapesp. O apoio pretende qualificar e aumentar a capacidade tecnológica das empresas selecionadas.

O edital conjunto incentiva que pequenas empresas em São Paulo iniciem pesquisas para atender a desafios científicos e tecnológicos especificados pela equipe de projeto do Sirius, viabilizando tais empresas como potenciais fornecedores de partes, peças e serviços que requerem tecnologia avançada em seu desenvolvimento.

A fonte de luz síncrotron, uma das primeiras consideradas de quarta geração, é composta por um acelerador síncrotron de 3 GeV e 0,24 nm radiano de emitância. Essa nova fonte terá brilho comparável ou melhor do que todas aquelas em construção ou recentemente construídas nas Américas, Europa e Ásia.

Por meio da luz síncrotron é possível estudar em nível atômico e molecular as propriedades de diferentes materiais orgânicos e inorgânicos. A previsão é que permita ao Brasil se manter competitivo nesse setor pelos próximos 20 anos.