24/01/17 11h48

Encontro discutirá seleção de empresas para Prêmio Inovação Brasil 2017

Agência CT&I

Representantes da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), do jornal Valor Econômico e da consultoria Strategy& se reunirão em 2 de fevereiro, em São Paulo (SP), para discutir sobre o Prêmio Valor Inovação Brasil 2017. O objetivo é divulgar a premiação e debater a metodologia que selecionará o ranking das empresas inovadoras que participam da seleção anualmente.

O intuito do ranking é refletir a realidade brasileira e prestigiar o esforço de companhias que investem, continuamente e de forma estruturada, em inovação. Em 2016, o levantamento utilizou como principais critérios o percentual da receita direcionada para inovação, a criação de novos produtos, processos e estruturas, o número de lançamentos bem-sucedidos, a maturidade dos processos de inovação e a implantação de culturas voltadas para essa área.

Durante o evento no ano passado as 10 empresas mais inovadoras do país e as 17 companhias líderes de inovação em seus respectivos setores foram reconhecidas com troféu. Os porta-vozes das vencedoras receberam a premiação pelo investimento e pela implantação de culturas e processos contínuos de inovação em suas organizações.

Além das 10 primeiras colocadas e dos 17 destaques setoriais, o Anuário Valor Inovação Brasil 2016, publicado em 18 de julho, apresentou a lista das 100 companhias mais inovadoras do país. A edição também trouxe casos de sucesso dos premiados e estratégias de investimentos em conjuntura desfavorável.

A pesquisa que deu subsídios para a produção do Anuário Valor Inovação Brasil 2016 teve 185 empresas inscritas. No entanto, 162 atenderam aos pré-requisitos de faturamento superior a R$ 500 milhões e participação de capital privado de, no mínimo, 5% em sua composição acionária.