16/10/14 14h28

Energia no Brasil: grandes eventos acontecem este mês em São Paulo

Canal - Jornal da Bioenergia

A PennWell do Brasil, organizadora dos maiores eventos de geração, transmissão e distribuição de eletricidade do mundo, realizará entre os dias 21 e 23 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o Power Brasil Events, que reúne os eventos POWER-GEN Brasil, HydroVision Brasil e DistribuTECH Brasil.

Os eventos, que terão como anfitriã oficial a Eletrobras e contam com o apoio do Governo de São Paulo e da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, incluem cerca de 30 conferências, cada uma com múltiplas apresentações, que contam com a participação de especialistas de diversos países em nichos específicos da eletricidade, vindos de vários setores, tanto do acadêmico quanto de empresas e do poder público.

Programação

A sessão solene de abertura, que acontece no dia 21, das 10:00 às 12:00, contará com apresentações de José da Costa Carvalho Neto, presidente da Eletrobras, Fernando Homem da Costa Filho, gerente executivo de operações e participações em energia da Petrobras, e Rafael Lazzaretti, diretor de Estratégia de Inovação da CPFL Energia. Os executivos discutirão os atuais desafios do setor de energia elétrica no Brasil.

Em seguida, serão anunciados os vencedores do Prêmio Projetos do Ano, que reconhece e incentiva projetos, vinculados a empresas concessionárias, de caráter inovador e conteúdo relevante, com potencial de gerar transformações significativas no setor. Serão cinco projetos vencedores, nas seguintes categorias: Geração de Energia, Energia Hidroelétrica, e Transmissão e Distribuição de Energia.

No período da tarde, o destaque fica por conta do painel “Qual é o futuro da geração de energia hidrelétrica no Brasil?”, que será realizado entre 14:00 e 15:30 e contará com a moderação de Newton de Lima Azevedo Jr., governador do Conselho Mundial de Água e vice-presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura. Entre os palestrantes, estão especialistas do setor como Francisco Gomide, ex-ministro de Minas e Energia, e Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial de Água, que irão discutir sobre a escassez de água que o país está enfrentando e as possíveis maneiras de diminuir os impactos.

No dia 22, quarta-feira, entre os diversos painéis que serão realizados nos três eventos, a Sessão Especial Conjunta, que acontecerá entre 9:00 e 11:30, será o destaque do dia com o tema “Garantindo um fornecimento de energia elétrica confiável no Brasil – mudança ou colapso?”. Os palestrantes irão discutir sobre a atual crise de energia que o Brasil vem enfrentado, possíveis soluções para amenizar os impactos e formas de adaptação ao novo cenário energético. A condução do debate será feita pelo jornalista especializado no setor, Wellington Otto Bahnemann, que estará acompanhado de palestrantes gabaritados como Drª Elbia Melo, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Dr. Edvaldo Santana, ex-presidente da ANEEL, Dr. Michael Vahrenkamp, diretor-executivo da STEAG Energy Services do Brasil, e Dr. Newton José Leme Duarte, vice-presidente da ABINEE e presidente da COGEN.

Já no dia 24, o destaque é a Mega Sessão do DistribuTECH Brasil, que terá início às 11:15 e discutirá os efeitos e as direções do programa lançado pelo BNDES, FINEP e ANEEL, o Inova Energia, que fornece subsídios e incentivos para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras no setor, como a implementação da Smart Grid e veículos energeticamente eficientes movidos a energia solar. Já estão confirmados para este painel Nelson Leite, presidente da ABRADEE, e Máximo Pompermayer, da ANEEL.

A programação completa do Power Brasil Events está disponível em www.powerbrasilevents.com.

Sobre a PennWell do Brasil:
A PennWell do Brasil pertence à PennWell Corporation. Fundada em 1910, a PennWell Corp. é uma empresa privada, altamente diversificada, de comunicação empresarial (“business-to-business”) e informações que fornece conteúdo de qualidade e soluções integradas de marketing para os seguintes setores: óleo e gás, geração e fornecimento de energia elétrica, hidrogeração, fontes renováveis de energia, tratamento de água e esgoto, gerenciamento de lixo, eletrônica, produção de semicondutores, optoeletrônicos, fibras óticas, “avionics” e equipamentos aeroespaciais, LEDs e iluminação, incêndios e serviços de emergência e odontologia.

A PennWell publica mais de 130 revistas e boletins impressos e online, realiza 60 conferências e exposições nos seis continentes e tem uma extensa oferta de livros, mapas, websites, serviços de pesquisa e banco de dados. Além da PennWell do Brasil, com escritório no Rio de Janeiro, e da sede em Tulsa, Oklahoma, nos Estados Unidos, a companhia tem escritórios em Nashua no estado de New Hampshire; Houston; Londres; San Diego e Mountain View, na Califórnia; Fairlawn, em New Jersey; em Moscou; em Manama, no Bahrain; e em Hong Kong. Para mais informações, por favor, visite www.pennwell.com.