16/10/18 12h07

Entidade de apoio a empreendedores da FEA-USP será lançada nesta terça-feira

A FEA Angels, presidida por Milton Daré, é formada por uma comunidade disposta a ajudar alunos e ex-alunos da faculdade a criar negócios de sucesso

PEGN

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) é uma das instituições de ensino mais prestigiadas do país. Desde que foi fundada, em 1946, a FEA formou milhares de profissionais bem-sucedidos.
Além disso, a faculdade é um “celeiro” de startups: negócios como Gympass, iFood, Canal da Peça, Rappido e DogHero, entre muitos outros, têm alunos da instituição como cofundadores.

Agora, uma organização quer ajudar a FEA-USP a “revelar” ainda mais talentos do mundo dos negócios: a FEA Angels (www.feaangels.com.br), uma entidade de apoio a empreendedores da instituição de ensino.

O nome por trás da iniciativa é Milton Daré. Paulistano de 31 anos, formado em administração e ex-aluno da FEA, tem sua trajetória profissionali ligada ao ecossistema brasileiro de empreendedorismo. Primeiro, como dono: ele criou uma startup que fazia a ponte entre youtubers e empresas. No entanto, após seis meses, o projeto foi encerrado.

Depois, trabalhou na Gympass, serviço que permite que seus clientes treinem em várias academias pagando apenas uma mensalidade. Lá, chegou a ocupar o cargo de CMO. Agora, trabalha no Canal da Peça, um e-commerce de autopeças. “Percebi nesses anos uma demanda das startups por investimentos. E, desde que me formei na faculdade, pensei que poderia haver um grupo de ex-alunos da FEA para investir nas startups surgidas lá”, diz Daré.

Ao mesmo tempo, em conversas com pessoas que se formaram na instituição, ele percebia que havia o interesse dos ex-alunos em contribuir para a FEA – e também para seus alunos – e retribuir pelas conquistas que a faculdade lhes trouxe. “Só faltava alguém dar o primeiro passo. E pensei: se eu não fizer, não vai sair. Então comecei a buscar pessoas dispostas a contribuir para a iniciativa”, afirma.

Um post do LinkedIn, mostrando a intenção de Daré em formar a FEA Angels, foi visualizado por 50 mil pessoas e atraiu centenas de interessados em fazer parte do projeto.

De acordo com Daré, o projeto tem base na conexão entre investidores e empreendedores feanos, por meio de eventos diversos. A FEA Angels também quer transmitir conhecimento, por meio da produção de conteúdo de empreendedorismo relevante à comunidade.

A FEA Angels planeja custear suas atividades com patrocínios de empresas, cobrança de ingressos para eventos proprietários e de comissões sobre investimentos às startups intermediadas pela entidade.

Além disso, a FEA Angels tem o objetivo de ajudar o Fundo Patrimonial da FEA-USP, uma entidade que capta recursos para a faculdade, modernizando sua infraestrutura, incentivando a pesquisa acadêmica e ajudando alunos de baixa renda.

"Queremos potencializar a comunicação entre os ex-alunos e o Fundo Patrimonial. Também desejamos contribuir financeiramente com a entidade. Não visamos o lucro, então a nossa ideia é repassar as receitas excedentes das nossas atividades ao fundo", diz.

Segundo o presidente da entidade, inicialmente o projeto tinha como foco apenas a FEA do campus de São Paulo – no campo da USP em Ribeirão Preto também há uma FEA. No entanto, a faculdade do interior paulista também é contemplada pela iniciativa.

A FEA Angels apoiará, de acordo com o empreendedor, tanto alunos quanto antigos estudantes da faculdade.

De acordo com Daré, a grande meta da FEA Angels é construir, nos próximos anos, uma incubadora de startups com os recursos captados pela organização. “Queremos obter R$ 4 milhões para tirar esse negócio do papel.”

O lançamento oficial da FEA Angels será realizado nesta terça-feira (16/10), às 19h. O evento será realizado na sede do Canal da Peça, no bairro paulistano da Vila Olímpia.