15/05/15 13h35

Equiparado aos grandes

Folha de S. Paulo

Apesar da crise econômica, o Brasil foi colocado na lista dos mercados prioritários da divisão farmacêutica da Bayer, no mesmo patamar de EUA, China, Japão, Alemanha e França.

"É um país com mais de 200 milhões de habitantes e destino de muitos investimentos", diz Laura Gonzalez Molero, presidente da Bayer HealthCare Pharmaceuticals na América Latina.

"Os ciclos econômicos estão em todos os países, desenvolvidos ou não."

As vendas dos medicamentos da companhia que exigem prescrição médica tiveram alta nominal de 11% no ano passado. Para 2015, a previsão é que avancem entre 8% e 10%.

"O setor de saúde é influenciado pela situação econômica, mas não tão diretamente. As pessoas deixam de ir a um restaurante durante a crise, mas não deixam de comprar um remédio."

O país responde hoje por 40% das vendas farmacêuticas do grupo na América Latina, que, por sua vez, é responsável por 10% do faturamento global.

Em 2014, a divisão comercializou € 1 bilhão (R$ 3,4 bilhões) na região.