27/01/15 14h27

Estado credencia 4 dos 5 parques tecnológicos

Metro- Campinas

Investimento. Empreendimentos que antes só tinham credenciamento provisório entrarão na lsita definitiva de programa estadual que prevê incentivos e benefícios para pesquisas. Ciatec é o único parque que ficou de fora

Quatro dos cinco parques tecnológicos existentes em Campinas - Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp, CPqD, TechnoPark e CTITEC - receberão credenciamento em caráter definitivo no SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos), projeto do Estado que garante incentivos e benefícios para empreendimentos que promovem ciência, tecnologia e inovação. A decisão ainda não foi publicada no "DO" (Diário Oficial), mas foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, OScial e de Turismo de Campinas, Samuel Rossilho, o único empreendimento que ficou de fora do credenciamento definitivo foi a Ciatec (Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas).

"A Ciatec continuará com o credenciamento provisório porque uma das exigências para ter o aval definitivo é possuir área própria de no mínimo 200 mil metros quadrados. Estamos buscando essa área para que a Companhia possa ter o credenciamento definitivo e participar dos benefícios", esclarece o secretário.

Com o credenciamento definitivo, os parques passam a ter o reconhecimento do Estado para conquistar apoio e suporte que atraiam investimentos e gerem novas empresas.

"Os nossos parques nunca tiveram isso e posso dizer que eles poderiam ter avançado mais caso tivessem. A expectativa é atrais mais investimento agora que estamos rumo ao credenciamento no projeto", afirma Rossilho.

Mesmo com a concessão do credenciamento definitivo aprovada, os parques ainda terão que aguardar alguns trâmites burocráticos. "Estamos esperando o decreto do governador Geral Ackmin. Aí, depois isso vai para o Diário Oficial. Acreduto que o prazo para a publicação seja de 60 a 90 dias", estima o secretário de Campinas.

Parques tecnológicos

Os parques tecnológicos são locais que oferecem oportunidades para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando escolas e universidades do setor produtivo. Esses ambientes são importantes para o desenvolvimentos dos municípios porque propiciam geração de ciência, tecnologia e inovação, estimulando e tornando as empresas mais competitivas. No Estado de São Paulo existem 28 parques tecnológicos.