04/12/13 14h47

Estado norte-americano de Maryland e São Paulo estreitam relacionamento

Delegação americana composta por empresários, educadores e membros do governo conhecem mais sobre São Paulo

Investe São Paulo

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Baeta e o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, recepcionaram na manhã da última segunda-feira, 2 de dezembro, uma delegação norte-americana liderada pelo governador do estado de Maryland, Martin O’Malley.

Durante o encontro, o presidente da Investe São Paulo mostrou as principais características do Estado e as suas vantagens competitivas para a realização de negócios. Foi dado um grande destaque à importância de São Paulo no cenário nacional de pesquisa e inovação.

“São Paulo é responsável por mais de 70% das verbas estaduais investidas em pesquisa e desenvolvimento no Brasil. O programa estadual de parques tecnológicos é um grande incentivo para que empresas desenvolvam novas soluções tecnológicas em conjunto com instituições públicas de pesquisa científica”, afirmou Luciano Almeida.

Nesse aspecto existe uma grande identificação entre os Estados já que Maryland é um estado referência em pesquisa científica. “O Estado de Maryland está em uma região muito bem servida em recursos para pesquisa e inovação. Nossa localização privilegiada, aliada com alto investimento na capacitação de pessoas, faz com a inovação seja um grande motor de desenvolvimento da nossa economia”, disse o governador norte-americano O’Malley.

Os americanos também mostraram grande interesse no funcionamento do sistema de ensino do centro Paula Souza. “O sistema paulista de ensino técnico e tecnológico é de grande importância para São Paulo. Ele cresce a cada ano. 90% dos jovens que concluem os cursos garantem uma vaga de emprego ao se formarem. É um programa em sintonia com a atualidade do mercado de trabalho” disse Baeta.

No encerramento da reunião, Almeida informou que a Investe São Paulo poderá participar de uma futura missão ao estado americano para promover o Estado de São Paulo como destino de novos investimentos. “Gostaríamos muito de retribuir a visita e mostrar aos empresários de Maryland as vantagens que fazem de São Paulo o Estado número um do Brasil”, finalizou.