02/07/21 11h10

Estado e Agência de Desenvolvimento Grande ABC firmam parceria

Ampliação do Banco do Povo, novos polos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo e mais linhas de financiamentos para pesquisa estão entre os planos

Diário do Grande ABC

Em reunião de plnejamento estratégico promovido pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, que está sendo realizada nesta quinta-feira (1º), o secretário executivo de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, Bruno Rocha Nagli, anunciou parceria com a região, visando fomentar a economia das sete cidades. O encontro está previsto para terminar às 17h, quando relatório com planos para a próxima década deve ser divulgado. 

"Nós identificamos uma série de oportunidades. Em meia hora mapeamos áreas como a ampliação do Banco do Povo, novos polos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), linhas de financiamentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para inovação, ou seja, a inserção ainda maior do Grande ABC nas ações estaduais”, destacou Nagli. 

Aroaldo Oliveira da Silva, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, explicou que o planejamento estratégico será articulado entre os poderes público e privado com o objetivo de devolver a competitividade regional. " O Grande ABC se tornou referência no Brasil porque teve a união de todos esses atores em prol do desenvolvimento. Temos que ter a união de todas essas forças para darmos o salto necessário para voltar a fazer parte das cadeias mundiais de valores, das cadeias globais de produção, e o (Grande) ABC tem a capacidade de conhecimento intelectual e produtivo para retomar esse gigantismo", apontou. 

Presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) salientou a importância de incluir pautas de inovação para garantir o desenvolvimento econômico regional. "Não só da competitividade, da redescoberta da vocação do Grande ABC, que continua a ser a melhor esquina do Brasil, com uma posição logística favorável, mas que também que precisa se reinventar, e a Agência (de Desenvolvimento Econômico) pode ser esse condutor”, sugeriu Serra. 

fonte: https://www.dgabc.com.br/Noticia/3732741/estado-e-agencia-de-desenvolvimento-grande-abc-firmam-parceria