17/01/18 14h00

Estados devem manter a expansão das exportações

DCI

Com exceção de Sergipe, todos os estados brasileiros viram as suas exportações crescerem em 2017, com destaque para as vendas de automóveis, minério de ferro, soja, óleo bruto de petróleo e carnes.

Para especialistas, a tendência é que as unidades da federação continuem expandindo o valor vendido aos outros países em 2018, porém não no mesmo ritmo do ano passado, quando as exportações avançaram 17,5%, a US$ 217 bilhões.

Além das vendas externas terem saído de uma base muito deprimida em 2016, a safra agrícola recorde de 2017 não se repetirá este ano, enquanto a expectativa de uma expansão maior da economia brasileira em 2018 fará com que a demanda interna aumente participação na produção industrial do País.

O professor de economia da ESPM Orlando Assunção Fernandes avalia que se as eleições provocarem algum choque no câmbio, este será no sentido de gerar uma desvalorização do real em relação ao dólar, o que favorecerá a rentabilidade dos principais estados exportadores de manufaturados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas (Zona Franca de Manaus), por exemplo. A taxa de câmbio média atual, de R$ 3,30, já é competitiva para as vendas externas do País.