20/07/17 13h56

Estão abertas as inscrições para a Creative Business Cup

Vencedora da etapa brasileira disputará final mundial na Dinamarca, no mês de novembro

PE&GN

Já estão abertas as inscrições para as startups interessadas em participar da fase brasileira da Creative Business Cup. Para se candidatar, a empresa precisa atender a três exigências: ter uma solução que cause impacto urbano positivo, já estar operando no mercado e ter pelo menos um representante que fale inglês, para poder fazer o pitch na fase final do concurso, que acontece na Dinamarca em novembro. “Entendemos por impacto urbano positivo tudo o que melhora a qualidade de vida na cidade: infraestrutura, educação, mobilidade, negócios, bem-estar, moradia, tribos urbanas”, diz Ana Carla Fonseca, diretora da consultoria de economia criativa Garimpo de Soluções. A data limite para se inscrever é 12 de agosto.

Neste ano, a coordenação da fase nacional da competição está a cargo da OpenCity Lab, divisão da Garimpo de Soluções, com o apoio técnico do Sebrae. “Criamos a OpenCity Lab com o objetivo de conectar startups que tenham soluções para as cidades com grandes empresas e entidades”, diz Ana Carla. Para participar do Creative Business Cup, as startups precisam, em primeiro lugar, se cadastrar no site da OpenCity Lab. Depois da validação, a startup recebe o link para se inscrever no site da Creative Business Cup. As empresas inscritas serão avaliadas por um corpo de jurados que inclui nomes como Juliano Seabra, da Endeavor, e Anna de Souza Aranha, da Quintessa. No dia 31 de agosto, será divulgado o nome da startup que vai participar da final mundial - realizada no dia 16 de novembro em Copenhague, na Dinamarca.

Lá, a empresa escolhida terá a oportunidade de se apresentar diante de um júri global formado por nomes consagrados do empreendedorismo criativo. “Os critérios para a escolha da vencedora são originalidade, criatividade e potencial de mercado”, diz Ana Carla. No ano passado, o primeiro lugar ficou com a alemã Green City Solution, que cria jardins verticais capazes de melhorar a qualidade de ar cas cidades. A startup recebeu 15 mil euros e um ano de acesso gratuito aos serviços da consultoria de inovação Stylus.