11/04/14 15h14

Etios ultrapassa marca de 100 mil unidades

Exportações para a Argentina representam cerca de 1/3 da produção da fábrica de Sorocaba

Jornal Cruzeiro do Sul – Sorocaba

A fábrica da Toyota em Sorocaba ultrapassou as 100 mil unidades do modelo Etios. Um hatchback 1.5 XLS, vermelho, saiu da linha de produção no dia 26 de março e marcou a comemoração. Na fábrica, inaugurada em agosto de 2012, são montados os Etios hatchback e sedã, modelos de entrada da Toyota no segmento de carros compactos no Brasil. A exportação, exclusivamente para a Argentina, começou em outubro do ano passado, após sucesso na pré-venda. Atualmente, cerca de 1/3 da produção vai para o país vizinho, equivalente à metade do que é vendida no Brasil.

A primeira fase de exportação começou com 1.600 unidades por mês, em média. A montadora informou, na quarta-feira, por meio da assessoria de imprensa, que de janeiro a março deste ano foram exportadas para a Argentina 6.135 unidades, o que dá uma média de 2.045 mensais. Na lista dos automóveis mais vendidos no Brasil em março, da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Etios hatch ocupa a 20ª posição, com 2.587 unidades vendidas; e o Etios sedã, a 26ª, com 1.820. Juntos, somam 4.407, portanto pouco mais que o dobro da média mensal de veículos enviados para a Argentina.

De acordo com site Carplace, especializado em veículos, o Etios foi destaque na Argentina em março, com 2.365 unidades vendidas e passando à vice-liderança, atrás somente do Volkswagen Gol. Foi um salto, pois em fevereiro o Etios ocupava a 12º posição no ranking dos automóveis mais vendidos no país vizinho, conforme o site.

No total, a Toyota exportou 12.455 unidades do Etios, entre outubro e março. A pré-venda do Etios na Argentina teve início em julho e em cerca de um mês as encomendas superaram as mil unidades. Os veículos exportados têm, de série, freios ABS, airbag duplo e ar-condicionado. Por enquanto, a Argentina é o único país para o qual a Toyota exporta o Etios. A capacidade da fábrica de Sorocaba, porém, permite que se amplie a produção do compacto, gradativamente, e possa abastecer outros países da América Latina.

"Nos dois primeiros meses de 2014, a montadora registrou a venda de 9.576 unidades do Etios, o que representa uma elevação de 29,6% no comparativo com o mesmo período de 2013", conforme a montadora. No ano passado, a comercialização do compacto no Brasil totalizou 62 mil unidades, "tornando o modelo o principal responsável pelo recorde histórico de vendas da Toyota do Brasil, de 176.081 unidades (crescimento de 55% em comparação com 2012)."

Na concessionária de Sorocaba, o Etios hatchback é vendido com preço promocional a partir de R$ 34.990, e o sedã, a partir de R$ 39.990. O Corolla, também da Toyota e fabricado em Indaiatuba, está na frente do Etios hatch em vendas no Brasil. De acordo com a lista dos mais vendidos em março, da Fenabrave, ficou na 17ª posição, com 2.945 unidades. Palio, Gol e Onix alcançaram os primeiros lugares. O Palio, da Fiat, teve 12.872 unidades vendidas; seguido pelo Gol, da Volkswagen, com 12.545; e pelo Onix, da Chrevrolet, com 12.245.

A fábrica da Toyota, em Sorocaba, está situada na margem da rodovia Castelo Branco (SP-280) e emprega cerca de 1.500 pessoas. Outras 11 empresas fornecedoras se instalaram nos arredores, criando um novo parque industrial voltado à indústria automobilística. Em fevereiro, a montadora iniciou a construção da nova fábrica de motores, em Porto Feliz, município vizinho a Sorocaba. A unidade terá investimentos de R$ 1 bilhão e inicialmente vai produzir motores 1.3 e 1.5 para o Etios. Numa segunda etapa, também terá uma linha de motores para o Corolla.

O começo das operações em Porto Feliz está previsto para o primeiro semestre de 2016, com produção inicial de 70 mil motores por ano, e devem ser gerados 700 empregos diretos. A capacidade de produção da nova planta da Toyota será de 200 mil motores anuais.