22/07/14 18h06

Evonik investe em nova fábrica de sílica no Brasil

Segs

Evonik Industries planeja construir uma planta para a produção de sílica precipitada na cidade de Americana, São Paulo. A empresa está investindo dezenas de milhões de euros e a fábrica está programada para entrar em operação em 2016. Esta será a primeira unidade de produção de sílicas de alta dispersão (HD) na América do Sul.

Esta sílica, de forte crescimento, é usada principalmente para conferir elevada qualidade a pneus de baixa resistência ao rolamento, os chamados pneus “verdes”. Com a nova fábrica, a Evonik também atenderá as necessidades do crescente negócio regional em atraentes segmentos de especialidades na América do Sul, como as indústrias alimentícia, agrícola e de nutrição animal.

Patrik Wohlhauser, Membro da Diretoria Executiva e Chief Operating Officer da Evonik Industries, afirma: “Com esse investimento no Brasil, estamos nos posicionando no importante mercado sul-americano como fornecedor inovador de materiais inorgânicos avançados para aplicações que visam à preservação de recursos”.

Graças ao crescimento da indústria automobilística, o faturamento da indústria de pneus registrou aumentos consideráveis ??em vendas na América do Sul nos últimos anos. O mercado de pneus de baixa resistência ao rolamento e, consequentemente, de sílicas de alta dispersão, tem apresentado um crescimento maior que o mercado de pneus convencionais na América do Sul. A Evonik prevê uma demanda adicional em decorrência do Programa Brasileiro de Etiquetagem para Pneus, que esclarecerá as diferenças entre os pneus ao consumidor.

Weber Porto, Diretor Presidente da Região América do Sul da Evonik, destaca a importância da região para o programa de crescimento da Evonik. Esse investimento consolida nosso polo industrial de Americana, onde inauguraremos ainda esse ano, uma unidade de produção de ingredientes para a indústria de cosméticos e cuidados para o lar.

Pneus que economizam combustível

O uso de sílicas em combinação com silanos permite a produção de pneus com menor resistência ao rolamento, o que pode reduzir o consumo de combustível em até 8% (em comparação aos pneus convencionais de automóveis). Consequentemente, pneus de baixa resistência ao rolamento contribuem para a proteção climática. Johannes Ohmer explica: “Nós somos o único fabricante que oferece ambos os componentes e, por isso, nos qualifica como um parceiro competente para os nossos clientes das indústrias de pneus e da borracha quando se trata de compostos de alta performance para pneus”.

A Evonik está expandindo suas capacidades de sílica no mundo inteiro: Até o final de 2014, o crescimento será de aproximadamente 30% em relação a 2010. Em Chester (EUA), uma fábrica de sílica precipitada com capacidade anual de cerca de 20.000 toneladas está programada para entrar em operação em 2014. A expansão na América do Norte e na América do Sul se segue às ampliações que já foram concluídas na Europa e na Ásia, como a expansão finalizada na Tailândia em março de 2014.

A Evonik é um dos principais fabricantes de sílica. Além da sílica precipitada, o grupo também produz a sílica pirogênica AEROSIL® e agentes fosqueantes à base de sílica da marca ACEMATT®. Ao todo, a empresa dispõe de uma capacidade global anual de aproximadamente 550.000 toneladas de sílica precipitada e sílica pirogênica, além de agentes fosqueantes.

Informações sobre a empresa:

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2013, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,0 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.