16/10/18 12h06

Expectativa para vendas do comércio sobe em São Paulo

Proximidade da Black Friday e de festas de dezembro, aliada à trajetória um pouco melhor da economia, favoreceu as apostas do setor no Estado de SP

DCI

*RENATO GHELFI

O indicador que mede a expectativa para as vendas futuras do setor comercial melhorou em setembro, de acordo com os dados divulgados ontem (15) pela Fundação Álvares Penteado (Fecap). Por outro lado, a análise apontou que a avaliação dos lojistas em relação ao momento atual piorou na comparação com agosto. Enquanto o índice que mede a perspectiva sobre os próximos meses subiu 9,6%, o que mede o quadro de hoje registrou queda de 5,8%. Com isso, o iFecap, que é composto pela média ponderada dos dois índices, atingiu 120,1 pontos em setembro, um aumento de 1,1% em relação a agosto deste ano. No confronto com o nono mês de 2017, o avanço foi de 17,1%, com altas de 3,6% do cálculo sobre o futuro e de 19,8% da análise acerca da situação atual do comércio no Estado de São Paulo. Já a análise por região mostrou que o iFecap teve forte crescimento na capital paulista (18%), mas diminuiu 1% no interior do estado. De acordo com o porta-voz do levantamento, os resultados mais recentes do índice de momento atual mostram uma recuperação lenta após a paralisação dos caminhoneiros. Coordenador no Núcleo de Conjuntura Econômica da Fecap, Erivaldo Costa Vieira lembrou que o cálculo teve uma forte queda em junho, após a greve que os motoristas fizeram no País em maio, e passou a oscilar nos meses seguintes. Sobre o índice de vendas futuras, ele explicou que a proximidade da Black Friday, que acontece no mês que vem, e das festas de final de ano favorece as previsões do setor. “Como a economia está um pouco melhor, o último trimestre deve ser bom para o comércio.”Tendências Na opinião dos entrevistados, a atividade comercial paulista deve ganhar mais força nos próximos meses.“O ano de 2018 foi bastante atípico: tivemos carnaval, greve [dos caminhoneiros], Copa do Mundo e eleições muito turbulentas. Com o fim desses eventos, o crescimento econômico deve ser melhor”, afirmou Fábio Pina, assessor econômico da FecomercioSP. Segundo ele, o varejo deve crescer “entre 3% e 4%” neste ano, na comparação com o resultado de 2017. “Isso ainda é muito pouco, se considerarmos o que foi perdido durante o período de crise econômica. ”Sobre 2019, ele disse que a trajetória do setor vai depender da capacidade do presidente eleito em colocar seu plano de governo em prática. “Se tivermos uma gestão estável, o desempenho econômico deve crescer mais [do que em 2018], beneficiando bastante o comércio. ”Por outro lado, seguiu ele, se o próximo presidente tiver problemas semelhantes aos dos últimos, é possível que a recuperação da economia – e, portanto, do comércio paulista – continue lenta. O entrevistado disse acreditar que os dois presidenciáveis têm condições de “colocar a casa em ordem”.