27/05/15 13h38

Fábrica comemora sucesso e já tem planos para expansão

Média de crescimento de cervejaria em Ribeirão Preto é de 30% ao ano

Jornal A Cidade -Ribeirão Preto

No mercado desde 2011, a cervejaria Invicta também comemora o crescimento do setor de cervejas artesanais. Hoje, a fábrica trabalha com a capacidade total, em que produz de 36 a 40 mil litros de cerveja por mês.

“Por essa razão estamos investindo em uma nova fábrica, cerca de 12 vezes maior”, comenta Rodrigo Silveira, mestre-cervejeiro da Invicta. “A mudança pretende suprir essa demanda”, completa.

Segundo ele, a Invicta vem crescendo ano após ano. “Estamos em um caminho bem bacana, estimamos um crescimento de 20% a 30% por ano”, diz.

Por outro lado, Silveira afirma que o mercado de cerveja artesanal ainda é novo e muito desconhecido. “Mas, vem em uma toada de crescimento grande. Hoje já são 400 microcervejarias no país.”

E é por esta razão que ele acredita que Ribeirão pode sim ser vista como um polo do turismo cervejeiro. “Recebo propostas de pessoas do Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais, que querem visitar as nossas instalações”, conta.

“Em Ribeirão já são sete pequenas cervejarias e outros negócios vão se criando entorno delas. Isso gera emprego e recursos para a cidade”, destaca.

Cursos

Além de ser um atrativo turístico, Ribeirão ainda desponta profissionais para o mercado. Através da Jornada Cervejeira, a Invicta também oferece cursos de formação profissional em cervejaria.

“A duração é de cinco finais de semana e é voltado para capacitação da mão de obra”, explica. “Na última semana do curso, eles colocam em prática tudo o que aprenderam e vão produzir sua própria cerveja”, reforça.

Segundo Silveira, o público da jornada é bem variado. “Desde pessoas que querem trabalhar no setor, quanto aqueles que têm a intenção de empreender, até os curiosos amantes de cerveja que querem produzir em casa”, afirma.

E foi pensando nesse último público, que a Invicta passou a oferecer todos os insumos para quem quer fazer a própria cerveja. “O kit completo para fazer cerveja em casa custa cerca de R$ 1,7 mil. Tem bastante procura e a tendência é aumentar”, comenta.

Sebrae lança incubadora para incentivar negócios

Com o objetivo é incrementar os negócios de produção de cervejas artesanais, o Sebrae-SP lançou a incubadora Home Brew.

“Com o apoio das cervejarias maiores queremos fortalecer o setor”, afirma Adriano Cesar Buzoli, analista de negócios do Sebrae-SP.

Segundo ele, até o momento há cerca de dez empresas participantes e mais outras 20 interessadas em entrar no mercado. “Desde o ano passado estamos fazendo ações pontuais. É um mercado crescente, mas ainda em potencial, principalmente por causa do fortalecimento dos pequenos”, diz.

Buzoli frisa que o intuito da incubadora é ajudá-los na capacitação, dar visão de mercado, concorrência e oportunidade de negócios e planos de ação.

“A ideia não é capacitar só o produtor de cerveja, mas sim trabalhar toda a cadeia”, comenta. “Tem pessoas pensando em desenvolver brindes, plataformas de venda, aperitivos. É preciso abrir um pouco mais esse mercado”, reforça.