21/06/18 12h03

Fábrica de calçados dará lugar a laboratório de inovação LuizaLabs

GCN Franca

As tradicionais esteiras de produção, os balancins, as máquinas de chanfrar e os sapateiros saíram de cena. Vão dar lugar para ferramentas tecnológicas e engenheiros. Nada de cola, tachinhas ou cores apagadas. Dentro de poucos dias, um dos pavilhões desativados da antiga fábrica de calçados Agabê, uma das mais tradicionais de Franca, terá nova destinação dez anos após fechar suas portas: será a sede do LuizaLabs, o laboratório de Tecnologia e Inovação do Magazine Luiza.

O prédio está passando por reforma e adaptação. A previsão é de que esteja pronto para ser inaugurado entre agosto e setembro. “Posso adiantar que será um local moderno e muito bonito. Vamos resgatar a história do basquete e do sapato.

Vamos trazer a modernidade para Franca. No laboratório, é desenvolvida toda parte digital da empresa, é o nosso setor de inteligência digital. Não compramos produtos prontos. Desenvolvemos toda a tecnologia para as nossas lojas e sites”, disse Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luzia.

O LuizaLabs foi criado em 2011 e conta com cerca de 450 pessoas atuando em frentes de processo, produtos e tecnologia em São Paulo, Itajubá (MG) e Franca. O desafio é desenvolver projetos mais rapidamente para atender às constantes inovações do comércio eletrônico. O laboratório atua, principalmente, na área de mobile, plataformas digitais e big data, que serve todos os canais de venda e permite enxergar o comportamento dos clientes nos canais digitais.

O laboratório de inovação do Magazine tem como inspiração o Vale do Silício, região da baía de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia, e é aposta da empresa para ficar à frente dos concorrentes em um mercado cada vez mais digital.

Além do LuizaLabs, o galpão da fábrica desativada também vai abrigar o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e o setor de escritório do Magazine Luiza. Estima-se que cerca de 700 pessoas, que hoje trabalham em prédios da empresa espalhados pela cidade, passem a atuar no local.