23/09/14 14h51

Fábrica de motores ampliará conteúdo nacional no Etios

Revista Ciesp Sorocaba

A fábrica de motores para o Etios que a Toyota está construindo em Porto Feliz terá 60% de conteúdo local. Com isso, o índice de nacionalização do compacto produzido em Sorocaba passará da faixa de 65% a 70% para algo entre 80% e 85%. A informação
foi trazida pelo jornal Valor Econômico, em lançamentos de novas tecnologias. E está transferindo para lá sua sede administrativa, no que pode resultar na produção de carros híbridos no Brasil. 

Além disso, avança na construção da fábrica de motores de Porto Feliz, tem inteção de aumentar a produção nacional de outros componentes e nos bastidores trabalha para convencer o governo a liberar estímulos a novas tecnologias de propulsão - abrindo portas para o Prius, híbrido mais vendido do mundo. 

Ouvido pelo jornal, o gerente-geral de relações governamentais da montadora, Ricardo Bastos, disse que as fábricas de SOrocaba e Indaiatuba estão trabalhando em sua capacidade plena. "A linha do Etios roda no ritmo de 80 mil veículos por nao e a do Corolla deve encerrar 2014 "um pouco acima" da capacidade de 70 mil unidades anuais. O sedã tem uma fila de espera de quase 2 meses e as duas unidades estão trabalhando com horas extrase aos sábados, diz o executivo. Enquanto o mercado brasileiro caminha para fechar 2014 com queda superior a 5%, a Toyota prevê crescimento em torno de 1% em relação aos 176,1 mil veículos vendidos em 2013" informa a reportagem. 

Por sinal, o desempenho da empresa, cuja unidade local é associada ao Ciesp, também segurou o resultado da balança comercial sorocabana: no acumulado de janeiro a junho as exportações locais, incluindo a Toyota, cresceram 14%, mas sem os números da montadora a queda seria de 10%, conforme reportagem trazida pelo jornal Cruzeiro do Sul em julho (24).