14/08/13 16h01

Fabricante de peças para aeronáutica anuncia unidade em São José dos Campos

Dallas Aeronautical Services (DAS) terá produção de componentes e oficina de manutenção de aeronaves em Parque Tecnológico da Univap; Produção começa em 2014

A empresa norte-americana Dallas Aeronautical Services (DAS) anunciou nesta quarta-feira, 14 de agosto, que irá instalar no Parque Tecnológico Univap, em São José dos Campos (SP), sua primeira unidade fora dos Estados Unidos. O evento aconteceu no estande da empresa durante a abertura da Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), e contou com a presença do presidente da Investe SP, Luciano Almeida, do sócio-diretor da Dallas, Eliezer da Silva e do diretor do Parque Tecnológico Univap, Eduardo Bastos, além de autoridades e representantes de universidades e órgãos estaduais e municipais.

A nova unidade produzirá materiais compósitos para a indústria aeroespacial executiva com foco no desenvolvimento de novas tecnologias e inovação. O projeto, que foi assessorado pela Investe São Paulo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, também envolve uma oficina de reparos em processo de certificação junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

“Atendemos a Dallas há um ano. Durante esse período, assessoramos a empresa no relacionamento com o Parque Tecnológico Univap e com o Senai, que vai oferecer cursos de qualificação que atendam às necessidades de capital humano da empresa. Também estamos colaborando na parte tributária, na adequação da infraestrutura onde será instalada a empresa e nas licenças ambientais”, explicou o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

A empresa pretende iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2014, com investimento de cerca de R$ 1 milhão e geração de 10 empregos. A planta será instalada em uma área de aproximadamente 6,5 mil m² e atenderá também os setores de defesa, petróleo e gás, exército, marinha e aeronáutica.

De acordo com o diretor geral da Dallas Brasil, Paulo Dominonni, o Estado de São Paulo foi escolhido para abrigar o investimento por apresentar a melhor infraestrutura logística do País. “Destaco a região de São José dos Campos onde estamos nos instalando, com grande infraestrutura e apoio ao desenvolvimento de pesquisas inovadoras o que irá nos possibilitar uma estratégia diferenciada no setor de reparo e produção de compostos”, afirma.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Rodrigo Garcia, a instalação da nova planta, junto ao Parque Tecnológico da Univap, contribuirá para o aumento da produção científica e aquecimento da economia no Vale do Paraíba. “A empresa será implantada em um ambiente favorável aos negócios. No mesmo local, o empreendedor encontra universidades, institutos de pesquisas, incubadoras de base tecnológica, que estimulam a troca de experiências entre as empresas, tornando-as mais competitivas e inovadoras”, completa.

Segundo Dominonni, a inovação é um dos pilares da estratégia da empresa no Brasil. A parceria com o Parque Tecnológico Univap possibilitará que a Dallas conte com pesquisadores, doutores e profissionais capacitados para desenvolver os projetos da empresa com tecnologia brasileira. O objetivo é transferir a tecnologia americana, bem como desenvolver novas tecnologias e processos, que possibilitem ao Brasil crescer dentro da área de reparos, testes e manuseio de materiais compostos.

“Esse protocolo de intenções é o primeiro passo para a futura parceria, cujos termos serão tratados em convênio a ser firmado futuramente, após os devidos trâmites. Essa parceria vem ao encontro das atividades do Parque Tecnológico que busca articular as atividades e conhecimentos científicos oriundos da Universidade com a aplicação e práticas empresariais de ponta”, afirmou o diretor geral do Parque Tecnológico, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos.

A definição da área foi decidida em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, que desde a visita da empresa à cidade auxiliou a companhia em todo o processo. O município de São José dos Campos conta com as principais empresas do setor aeroespacial do país e o mais desenvolvido cluster do setor, além de universidades, centros de pesquisa de ponta e profissionais qualificados com atuação na área, o que certamente foi um diferencial para atrair o investimento da empresa.

"É com satisfação que a nossa cidade recebe a primeira unidade da DAS fora dos Estados Unidos. São José dos Campos está preparada para receber empreendimentos desse porte que agregam valor para o município, além de inovação e tecnologia para o desenvolvimento do nosso país", destaca o prefeito de São José dos Campos, Carlos Almeida.

Evento – Essa é a terceira participação da empresa na Labace. A feira deste ano, organizada pela Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral), acontece até sexta-feira no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

A Investe SP participa da feira todos os anos com o objetivo de prospectar novos investimentos para o Estado de São Paulo. A Dallas foi contata durante a Labace 2012 pela equipe de prospecção da agência.

Sobre a DAS

A Dallas Aeronautical Services (DAS) tem sede na cidade de Dallas, no Texas, onde opera há oito anos. A empresa realiza reparos em peças, dá apoio na engenharia dos equipamentos e fabrica componentes de aeronaves. Entre as linhas de jatos executivos manuseados pela empresa estão Gulfstream, Bombardier, Lear e Hawker Beechcraft, entre outras. Atualmente, a fábrica emprega 32 pessoas. Além da fábrica em São José dos Campos, uma nova oficina com cinco mil metros quadrados será construída no futuro para que a empresa expanda suas atividades.

Sobre o Parque Tecnológico Univap

O Parque Tecnológico Univap, cujo edifício sede foi inaugurado em abril de 2005, é uma unidade estratégica de negócios da Fundação Valeparaibana de Ensino – FVE, que possui dois campi instalados nas cidades de São José dos Campos - Campus Urbanova e Caçapava - Campus Jequitibá.

Tem por missão promover uma interação entre a universidade e as empresas em ações de pesquisa e desenvolvimento para transferência de tecnologias, criando novos negócios que fomentam o desenvolvimento econômico da comunidade local e regional. Oferece um ambiente estruturado capaz de articular os recursos e competências dos seus integrantes.

O objetivo é a busca de equilíbrio constante entre as demandas dos parceiros, caracterizando uma relação simbiótica que gera uma sinergia positiva entre o meio acadêmico e o empresarial, estimulando a interação e inovação.

Sobre a Investe São Paulo

A Investe São Paulo é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado, além de estimular a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo. A agência, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para os seus negócios e facilita o contato das empresas com órgãos públicos e privados.

Estão ainda entre as atribuições da Investe São Paulo recepcionar delegações estrangeiras, apresentar as oportunidades de investimento no Estado, prospectar novos negócios, disponibilizar informações que contribuam para o desenvolvimento de São Paulo, além de promover a imagem do Estado no Brasil e no exterior como destino de investimentos. Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.