15/05/15 13h41

FAPESP apoia novas colaborações em pesquisa com o Reino Unido

Agência FAPESP

A FAPESP convida pesquisadores no Estado de São Paulo a apresentar, em conjunto com pesquisadores do Reino Unido, projetos colaborativos que contribuam para o desenvolvimento econômico e para o bem-estar no Brasil nas áreas de “Vida Urbana Saudável” e “Ciências Sociais do Nexo Alimentos-Água-Energia”.

A chamada é parte do compromisso do Newton Fund em desenvolver parcerias bilaterais em pesquisa. Ela tem apoio e está sendo anunciada simultaneamente com o Economic and Social Research Council (ESRC) e com várias fundações de amparo à pesquisa estaduais brasileiras (FAPs) – com articulação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

No Reino Unido, a chamada tem apoio adicional do Arts and Humanities Research Council (AHRC) e do Medical Research Council (MRC) – para “Vida Urbana Saudável” – e do Science and Technology Facilities Council (STFC) – para “Ciências Sociais do Nexo Alimentos-Água-Energia”.

Para financiar os projetos selecionados, os seguintes orçamentos estão disponíveis:

1) “Vida Urbana Saudável”: até £2.5 milhões – oferecidos pelo ESRC, pelo MRC e pelo AHRC – para apoiar pesquisadores no Reino Unido, com contrapartida equivalente em empenho (não necessariamente em recursos monetários, considerando custos diferentes em salários e bolsas entre o Brasil e o Reino Unido) das FAPs que financiarão os colaboradores brasileiros.

2) “Ciências Sociais do Nexo Alimentos-Água-Energia”: até £1.25 milhão, oferecido pelo ESRC para apoiar pesquisadores no Reino Unido, também com contrapartida equivalente em empenho das FAPs no Brasil.

As propostas no Estado de São Paulo serão selecionadas pela FAPESP e apoiadas por meio de Projetos Temáticos. Excepcionalmente para a chamada, a duração dos projetos selecionados poderá ser de até 36 meses.

Interessados devem enviar propostas à FAPESP até as 12h (de Brasília) do dia 1º de julho de 2015.

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/9463