17/07/17 14h38

FAPESP e Finep lançam nova chamada do PIPE/PAPPE Subvenção

FAPESP

A FAPESP e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançaram nova Seleção Pública do Programa PIPE/PAPPE Subvenção Econômica à Pesquisa para Inovação.

O programa apoia a pesquisa em microempresas, empresas de pequeno porte e pequenas empresas paulistas para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, visando o apoio à pesquisa em ciência e tecnologia como mecanismo para desenvolver a inovação tecnológica, contribuir para o desenvolvimento e incrementar a competitividade das empresas, aumentar a contribuição da pesquisa tecnológica para o desenvolvimento econômico e social e incentivar a ampliação de investimento privado e o seu adensamento em pesquisa tecnológica dos empresários paulistas.

As empresas que poderão concorrer nesta chamada têm um papel econômico muito importante no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Sebrae em 2014, a participação dos pequenos negócios de empresas brasileiras representa 27% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Além disso, ainda de acordo com o Sebrae, essas empresas empregam 52% da mão de obra formal do Brasil.

Serão empregados recursos orçamentários da FAPESP e de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) via MCTI/Finep/FNDCT. Serão apoiados projetos de pesquisa para inovação em todas as áreas do conhecimento.

Podem participar da seleção microempresas, empresas de pequeno porte ou pequenas empresas brasileiras, sediadas no Estado de São Paulo. As proponentes deverão demonstrar contrapartida em itens de despesa relacionados com a execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento. Espera-se que a empresa realize pesquisa visando o desenvolvimento comercial e industrial dos produtos, conforme previsto na Fase 3 do PIPE, a partir de resultados obtidos em pesquisas anteriores, apoiados nas Fases 1 e 2 do programa PIPE da FAPESP ou em projetos equivalentes conduzidos com recursos próprios ou de outras fontes.

As proponentes deverão indicar um pesquisador responsável pelo projeto, que poderá ser um dos sócios da empresa ou um funcionário e deverá dedicar um mínimo de 30 horas semanais à execução da pesquisa.

As propostas serão recebidas até o dia 29 de setembro de 2017.

O Edital completo está disponível em www.fapesp.br/11098.