20/03/17 14h19

Fapesp e universidades inglesas apoiam projetos de pesquisa e mobilidade entre cientistas

Agência CT&I

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com a universidades ingleses de Birmingham e Nottingham, abrem chamada pública para apoiar projetos de pesquisa e intercâmbio de cientistas. A iniciativa contará com orçamento de 40 mil libras por cada proposta aprovada, com o tempo máximo de execução de dois anos. O prazo para submissão de trabalhos se encerra em 24 de abril.

O edital é aberto a todas as áreas do conhecimento. As propostas para o mesmo projeto colaborativo devem ser apresentadas simultaneamente e antes do prazo final, tanto para a Fapesp – pelo pesquisador responsável do estado de São Paulo – quanto às universidades de Birmingham e/ou à de Nottingham – pelo proponente naquela(s) universidade(s).

O projeto de pesquisa deverá conter no máximo 15 páginas de conteúdo científico, em inglês, e elaborados em conjunto pelo pesquisador responsável pelo lado brasileiro e pelo lado inglês. A proposta deve incluir o resumo do projeto; detalhes das atividades/projetos a serem desenvolvidos; ganhos científicos/acadêmicos para as entidades envolvidas; sustentabilidade do projeto; indicadores de desempenho a serem utilizados para mensurar o seu sucesso; descrição da infraestrutura e recursos financeiros disponíveis para o desenvolvimento do projeto de pesquisa em São Paulo e nas citadas universidades britânicas, excluindo-se o financiamento solicitado nesta proposta; cronograma das missões de intercâmbio, se aplicável; histórico de trabalho conjunto entre as equipes de São Paulo e a University of Birmingham e/ou University of Nottingham.

Os recursos oferecidos pelo edital devem ser usados nos gastos relacionados a execução da pesquisa (pessoal, consumíveis etc.), bem como viagens (passagens aéreas), seguro saúde e diárias para os pesquisadores de São Paulo quando em missão científica às Universidades de Birmingham e/ou Nottingham.

Mais informações no edital completo neste link.