08/05/18 11h54

FAPESP lança chamada de pesquisas em agricultura e pecuária digital

PEGN

A FAPESP realizou, em 2 de maio, um evento de lançamento e apresentação do terceiro edital do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science.

O novo edital é voltado à seleção e apoio de projetos de pesquisa em e-Agricultura – pesquisa colaborativa conduzida conjuntamente por cientistas da área de Computação e pesquisadores da área de Ciências Agrárias.

A chamada oferece financiamento para projetos de pesquisadores vinculados a universidades, instituições de pesquisa ou a pequenas empresas de base tecnológica no Estado de São Paulo que envolvam pesquisa conjunta em Computação e Ciências Agrárias.

Serão financiados projetos nas modalidades Auxílio à Pesquisa Regular, Auxílio à Pesquisa Projeto Temático, Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador e Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

“As propostas submetidas, em qualquer modalidade, deverão demonstrar que o projeto combina pesquisa em computação e em alguma área associada à agropecuária”, disse Claudia Bauzer Medeiros, professora do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenadora do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science, na abertura do evento.

O edital abrange temas que vão desde aspectos genômicos em agricultura e agropecuária até fazendas inteligentes e pesquisa na logística da cadeia produtiva de alimentos. Do ponto de vista computacional, a chamada engloba pesquisas em temas como Desenvolvimento de Sensores, Internet das Coisas, Inteligência Artificial ou Engenharia de Software aplicadas à resolução de desafios em Ciências Agrárias, dentre outras.

 O prazo para a submissão de propostas para o edital encerra-se em 2 de julho. As propostas submetidas nas modalidades Auxílio à Pesquisa Regular, Auxílio à Pesquisa Projeto Temático e Jovens Pesquisadores devem ser enviadas em inglês, uma vez que, em alguns casos, serão enviadas para avaliação de assessores estrangeiros. Já as propostas submetidas na modalidade PIPE podem ser enviadas em inglês ou em português.

As propostas submetidas nas modalidades Auxílio à Pesquisa Regular, Auxílio à Pesquisa Projeto Temático e Jovens Pesquisadores também deverão demonstrar como oferecerão treinamento em eScience e indicar como pretendem gerenciar os dados produzidos no projeto, que incluem arquivos, algoritmos, softwares, amostras, modelos, material curricular e outros.

Desde o fim de outubro de 2017, a FAPESP passou a exigir que todo Projeto Temático submetido à Fundação deve incluir, como anexo, um Plano de Gestão de Dados – um texto de no máximo duas páginas, descrevendo os dados que o projeto produzirá e como se pretende disponibilizá-los e preservá-los.

“Implantamos essa exigência inicialmente para Projetos Temáticos e agora iremos implementar para outras modalidades de modo a facilitar e criar meios para que os dados gerados pelas pesquisas financiadas pela FAPESP possam ser disponibilizados e acessados pela comunidade científica para que produzam outros impactos além dos causados pelo projeto original”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

“Isso faz parte do interesse e preocupação da FAPESP com a evolução da maneira de se fazer ciência, que nos últimos anos se tornou, muito mais do que no passado, baseada em dados”, afirmou.

 

Benefícios mútuos

De acordo com José Goldemberg, presidente da FAPESP, uma das razões pelas quais a Fundação lançou há quatro anos um programa de pesquisa em eScience é que essa nova área, em que a colaboração científica é facilitada por dados, simulações e instrumentação científica, tem se tornado fundamental para o avanço da ciência.

“A eScience, seguramente, terá um papel extraordinariamente importante no mundo que estamos começando a viver e que viveremos nas próximas décadas em todas as áreas, em especial na agricultura”, disse.

Também participaram do evento representando a FAPESP Eduardo Moacyr Krieger, vice-presidente; Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA); Fernando Dias Menezes de Almeida, diretor administrativo, e Marcos Antonio Zago, membro do Conselho Superior da FAPESP e secretário de Saúde do Estado de São Paulo.

 A chamada de propostas pode ser acessada em www.fapesp.br/11679.