11/09/17 14h39

Ford e Google abrem seleção para programas de aceleração de negócios

Folha de S.Paulo

Há vagas para start-ups em programas de aceleração oferecidos por grandes empresas, como Ford e Google.

A montadora norte-americana abriu processo de seleção para até 20 projetos de mobilidade com impacto social, com inscrições até 17 de setembro, em parceria com a incubadora brasileira Artemísia, especializada em iniciativas que beneficiam a população de baixa renda.

"O mercado está mudando e queremos fazer mais do que carros. Buscamos iniciativas de mobilidade, como novas formas de fazer o compartilhamento de veículos, por exemplo, com forte componente de empreendedorismo que impacte a sociedade", afirma a gerente de responsabilidade social da marca, Adriane Rocha.

Segundo Paula Sato, gerente de projetos da Artemísia, a montadora também está de olho em iniciativas como as que propõem melhorias na oferta de transporte público ou de serviços de saúde e educação móveis.

O programa terá duração de cinco semanas, com aceleração da Artemísia, e as empresas também receberão uma doação de US$ 6.000, como capital semente.

As inscrições devem ser feitas pelo site artemisia.org.br/fordfundlab.

Já o Google busca organizações de países emergentes, como Brasil, Costa Rica, Peru e Uruguai, para aceleração no Vale do Silício, nos EUA, durante a quinta edição do Launchpad Accelerator.

As start-ups escolhidas passam por um treinamento com mais de 20 equipes do Google e especialistas na área em San Francisco (EUA).

A primeira parte do programa, no exterior, tem duas semanas de duração.

Após o período, as empresas ainda contam com apoio do Google, no país de origem, por mais seis meses.

"Temos interesse em fomentar iniciativas inovadoras nesses países, mas a ideia é selecionar empresas que já estão estruturadas e crescendo", afirma José Papo, responsável pelo programa no Brasil e na América Latina.

As empresas interessadas devem ser do setor de tecnologia, focando a solução de problemas no mercado local.

Para fazer a inscrição, que fica aberta até 2 de outubro, é preciso preencher um formulário no site launchpad-forms.firebaseapp.com/form/ja5ei8le.

Entre os negócios brasileiros que passaram pelo programa do Google estão o Love Mondays, site de avaliações de empresas pelos funcionários, o Elo7, marketplace de artesanato, e o QuintoAndar, de aluguel de imóveis.