05/07/16 12h56

Fórum Brasil-China de Parques Tecnológicos têm inscrições abertas

Agência CT&I

Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) promovem, em 18 de julho, o Fórum Brasil-China de Parques Tecnológicos. O evento é uma das ações previstas no Memorando de Entendimento assinado em 2015 entre Brasil e China. O encontro será no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

Na ocasião, serão debatidos o sistema nacional de Ciência e Tecnologia dos dois países, políticas públicas na área, formas de cooperação, potenciais atrativos de cada um e formas de estabelecer parcerias para estreitar ainda mais a relação entre as duas nações. O evento contará com a participação de delegação chinesa formada representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia local e gestores de parques tecnológicos do país.

Os chineses pretendem conhecer melhor a experiência brasileira, estabelecer parceria com os parques tecnológicos nacionais e estudar possibilidades de cooperação para possíveis investimentos e parcerias. Após o evento, a delegação fará visitas a ambientes de inovação  brasileiros, dando continuidade a agenda de parcerias entre os dois países.

Podem participar do Fórum gestores de parques tecnológicos, associados à Anprotec, dirigentes de agências de fomento e secretários estaduais e municipais de Ciência e Tecnologia, que têm interesse na cooperação tecnológica entre Brasil e China.

A programação conta com uma mesa redonda sobre os sistemas nacionais de inovação na China e no Brasil, debate sobre o panorama brasileiro de parques tecnológicos com foco em atração de investimentos e plataformas de desenvolvimento econômico e científico, rodada de debates, assinatura de Acordo de Cooperação entre Anprotec e TORCH Center, apresentação dos parques tecnológicos brasileiros e chineses e visita técnica ao Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Os interessados devem encaminhar, até 11 de julho, o formulário de inscrição para o e-mail: [email protected] , com o assunto: Inscrição Fórum Brasil-China.