22/12/14 17h33

Foxconn inicia obras da futura fábrica em Itu

Empresa deve comece a operar até o fim de 2015 em unidade de 40 mil metros quadrados

Investe São Paulo

A empresa taiwanesa Foxconn, maior fabricante de produtos eletrônicos para consumo do mundo, iniciou as obras de construção de sua nova fábrica na cidade de Itu. Com as licenças ambientais obtidas este ano, a Foxconn iniciou a terraplanagem do terreno em novembro deste ano. A expectativa é que a unidade comece a operar até o fim de 2015.

A primeira fase do empreendimento, que irá até 2016, contará com um aporte de R$ 400 milhões para a construção e operação de uma unidade de 40 mil metros quadrados e gerará a contratação de aproximadamente 5 mil novos trabalhadores. Com isso, a Foxconn passará a ter no Estado de São Paulo aproximadamente 10 mil funcionários.

A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, assessora o projeto desde fevereiro de 2010.

“A Foxconn é um exemplo de empresa que recebeu nosso atendimento completo. Ajudamos no processo de localização de área, em questões ambientais, tributárias e de infraestrutura, sempre trabalhando lado a lado com a estratégia da empresa. Sabemos que o trabalho está apenas começando, e estamos ansiosos para ver os resultados desse projeto tão importante para o Estado e para o Brasil”, disse o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

No total, a expectativa é que a planta de Itu gere cerca de 10 mil empregos diretos, que serão criados ao longo de todas as fases do empreendimento.

“O que se vê em Itu é a sua capacidade bastante diferenciada entre os municípios paulistas – e porque não dizer entre as cidades do Brasil – para ser a cidade escolhida pela multinacional credenciada como maior fabricante de produtos eletrônicos do mundo. Além de proporcionar uma geração de empregos maciça, a empresa deverá confirmar a tendência do município em se tornar um imenso polo tecnológico, atraindo outras indústrias do segmento”, destaca o prefeito de Itu, Antonio Tuíze.

A produção nas demais fábricas da Foxconn no Brasil não será alterada com a nova planta em Itu. O objetivo da empresa é aumentar a produção local, trazendo novas tecnologias para a fabricação de computadores e produtos eletrônicos.

Essa será a sexta fábrica da empresa no Brasil. O processo de escolha do local da nova fábrica durou mais de dois anos. Foram visitados diversos municípios paulistas, além de cidades em outros Estados.

O Estado de São Paulo foi o escolhido para receber a nova fábrica da Foxconn devido à proximidade dos fornecedores e do mercado consumidor. A localização de Itu, próxima às unidades da empresa em Jundiaí e Indaiatuba, e a mão-de-obra qualificada da região também foram fatores determinantes para a decisão da empresa.

A empresa contratará funcionários nas áreas de engenharia, tecnologia da informação, além do setor administrativo.

Sobre a Foxconn
A Foxconn, multinacional de origem taiwanesa com quase 40 anos de mercado, é atualmente a maior fabricante de computadores e componentes eletrônicos do mundo. Faz parte do grupo Hon Hai, que inclui também um fabricante de telas LCD, metais e módulos térmicos e outras fábricas que produzem módulos wireless, redes de transmissão móveis e peças periféricas de computador.

A presença da Foxconn estende-se por 14 países, entre eles Brasil, Estados Unidos, México e República Tcheca, além de China e Taiwan. No Brasil desde 2005, é uma das maiores empregadoras de Jundiaí e região, com cerca de 5 mil funcionários trabalhando nas duas unidades localizadas na cidade paulista. Além de Jundiaí, a empresa possui plantas em Indaiatuba, Santa Rita do Sapucaí (MG) e em Manaus (AM).