15/12/14 15h13

Franca terá mais uma incubadora de empresas

Diário de Franca

Além das incubadoras industrial e de pesponto, Franca terá mais uma incubadora a partir do segundo semestre de 2015. Desta vez será uma Incubadora de Base Tecnológica. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Vereadores na última terça-feira, 9, em sessão extraordinária e segue para sanção do prefeito Alexandre Ferreira (PSDB).

Segundo o gerente de incubadora, Luiz Antônio Cintra Filho, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, serão abertas 12 vagas, uma para empresa que está iniciando as suas atividades e as demais para geminadora de projetos novos. "O projeto está em fase de andamento e pretendemos iniciar as atividades no início do segundo semestre", disse.

A incubadora ficará no prédio onde funcionava a Prohab, próximo à Avenida Brasil. O local passará por reformas para receber a incubadora.

A prefeitura firmará uma cooperação técnico educacional com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paulo Souza, por meio de sua unidade de Ensino Fatec Thomaz Novelino, para oferecer melhores condições de funcionamento da Incubadora de Bases Tecnológicas, visando o aprimoramento do processo educacional dos alunos, dos egressos da Unidade de Ensino Tecnológico, fomentando a empregabilidade, a geração de renda e melhor desempenho.

Luiz explica que não há nenhum custo - a exceção fica por conta da incubadora de pesponto, que cobra taxa de incubação de R$ 100 - e que as empresas lucram com o espaço, internet, recepção e a consultoria em parceria com o Sebrae-SP.
Na incubadora de empresas, que já existe há dois anos, são oito vagas, e todas já estão preenchidas. A incubadora fica no mesmo lugar da de pesponto, na Rua Bernardes Pinto.

Para ingressar no projeto, segundo Luiz Cintra, é necessário fazer uma inscrição no processo seletivo. Depois, o interessado elabora um plano de negócios, que precisa ser aprovado e então é convidado a fazer parte do processo.