06/11/15 13h51

Frente Parlamentar do Empreendedorismo reúne-se na FIESP para discutir internacionalização de pequenas empresas

Assessoria de Imprensa Dep. Itamar Borges
Download Divulgação
O evento contou com a participação do presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós e do diretor da agência, Sérgio Costa

Em continuidade aos trabalhos da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, coordenada pelos deputados Itamar Borges – presidente, e Caio França – vice-presidente, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP sediou na quinta-feira, 29 de outubro, a reunião para discutir um programa de apoio para internacionalização das micro e pequenas empresas paulistas.

Milton Bogus, do Departamento da Micro e Pequena Indústria, abriu a reunião: “Aqui na FIESP vivenciamos a necessidade de capacitação de nossos empresários para ocuparmos maior espaço no mercado internacional. As barreiras são grandes e precisamos de programas de governo, porque o empresário sozinho não supera essas dificuldades”.

Itamar Borges relatou os esforços que a FREPEM vem realizando, junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e a Agência Paulista de Investimento – Investe-SP. “Agradeço a participação de todas as entidades que estão contribuindo com esse plano de apoio à internacionalização de pequenas empresas paulistas. Esse segmento é importante, precisamos aumentar as exportações”. E comemorou a primeira conquista, “o convênio do Governo do Estado com o Ministério de Industria e Comercio e APEX vai atender, em breve, mais de 10 mil empreendedores paulistas”.

Caio França afirmou: “Temos pressa porque esse programa é uma importante ferramenta para combatermos a crise econômica. Agora temos uma oportunidade, com a taxa de câmbio que favorece a exportação. Por isso nosso desejo de formular este Plano com urgência”.

O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, sugeriu estratégias de incentivo às pequenas empresas para conquistar espaço no mercado externo, “Temos que ter foco. Uma das propostas é que procuremos nichos de mercado no exterior. Assim, conquistaremos espaço que atendam à capacidade de produção e de escala das pequenas e médias empresas paulistas”, disse Juan.

A gerente do Departamento de Comércio Exterior e Relações Internacionais – da Fiesp, Magaly Menezes apresentou o Cenário da Industria para Exportação e mencionou que ”os principais entraves são a carga fiscal, as relações trabalhistas, o custo de capital e a deficiência na infraestrutura”.

Sergio Approbato Machado Júnior, presidente do SESCONSP apresentou o “Projeto Desk Itália”, que realiza em parceria com a FIESP, e relatou a recente missão técnica realizada com empresários brasileiros à Expo-Milão. “Percebemos como os italianos desejam entrar no mercado brasileiro, eles querem vender produtos deles aqui no Brasil, e nós precisamos aprender a fazer isso também: ocupar mais espaço no mercado internacional”, concluiu.

No final da reunião foi apresentado por Sergio Costa, diretor da Investe-SP e Silverio Crestana, consultor da FREPEM, a primeira minuta do Plano Estadual de Apoio à Internacionalização de MPEs. Novas propostas poderão ser enviadas até dia 10 de novembro, para o email: [email protected].

Também participaram representantes da AUIN/UNESP, USP, CIETEC, DESENVOLVE-SP, SEBRAE-SP, FECOMERCIO, FACESP, ADLimeira, SINDCONT, ABIMO, PEIX, CAUSP, JUCESP, Subsecretaria do Empreendedorismo, SDECTI, IPT, Correios, dentre outras instituições.

Grupo de Trabalho sobre Inovação Tecnológica na Pequena Empresa.

Também na FIESP ocorreu uma reunião/almoço com dirigentes da FREPEM, DEMPI, DECOMTEC, INVESTESP para discutir como o DEMPI poderá coordenar o grupo de instituições que estão elaborando propostas para apoio à inovação nas Micro e Pequenas Empresas.

Esse grupo de trabalho dará encaminhamento aos temas: 1- Programas de inovação e acesso à tecnologia para as micro e pequenas empresas, definidos pela Lei 15.099/2013; 2- Parques tecnológicos, incubadoras de empresas e centros de inovação, entre outros temas.