23/09/14 14h18

Fundação apoia a execução de atividades de P&D em MPEs de São Paulo

Agência Gestão CT&I

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aplicará R$ 15 milhões para irrigar a chamada de propostas n° 28/2014, que estabelece o 4° Ciclo de Análise para o programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe). O período para submissão de propostas encerra no dia 13 de outubro.

A chamada pública se divide em duas fases. Na primeira, é necessária a demonstração da viabilidade tecnológica de um produto ou processo, com duração de até nove meses. Os valores não podem passar de R$ 200 mil neste período.

A etapa seguinte é destinada ao desenvolvimento do produto ou processo inovador, em até 24 meses e investimentos totais de até R$ 1 milhão. Quando os proponentes já tiverem realizado atividades tecnológicas que demonstrem a viabilidade do projeto, podem submeter propostas diretamente à Fase 2.

O Pipe destina-se a apoiar a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em pequenas empresas sediadas no estado de São Paulo. Podem apresentar propostas pesquisadores vinculados a companhias de até 250 empregados, que tenham unidade de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Não é exigido que o pesquisador tenha título formal de graduação ou pós-graduação, apenas conhecimento e competência técnica no tema do projeto.