24/11/17 12h24

Gerdau reativa produção de aços especiais em usina no interior de SP

Reuters

A Gerdau anunciou nesta quinta-feira que vai reativar a partir de março do ano que vem a produção de aços especiais em usina em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, diante do forte crescimento na produção de veículos do país.

A aciaria a ser reativada pela Gerdau tem capacidade para 375 mil toneladas de aços especiais por ano e estava paralisada desde julho de 2015, ano em que as vendas de veículos do país caíram quase 23 por cento.

A produção de veículos do Brasil subiu 28,5 por cento de janeiro a outubro deste ano sobre o mesmo período de 2016, para 2,24 milhões de unidades. O movimento foi impulsionado por crescimento de 57 por cento nas exportações de veículos montados, e avanço de 9 por cento nas vendas no mercado interno.

Além da usina em Mogi das Cruzes, a Gerdau possui duas usinas produtoras de aços especiais, em Charqueadas (RS) e Pindamonhangaba (SP). As três fábricas têm capacidade instalada anual de 1,4 milhão de toneladas, "com plenas condições para atender a expansão da demanda da indústria automotiva até 2025", afirmou a Gerdau em comunicado à imprensa.

O anúncio segue-se a planos da rival Usiminas de reativar o alto-forno de usina em Ipatinga (MG) em abril do próximo ano, em meio a sinais de recuperação da economia.

As ações da Gerdau exibiam alta de 1,59 por cento às 17h33, enquanto os papéis da Usiminas mostravam recuo de 0,75 por cento.

Na véspera, o presidente da Usiminas afirmou que a companhia está negociando com as montadoras de veículos aumento de 25 por cento nos preços de aço em contratos válidos para 2018, percentual semelhante ao buscado pela Companhia Siderúrgica Nacional.