26/11/15 16h03

Goodyear investe em ações para melhorar o uso da água na fábrica de Americana

Empresa está investindo USD 2,27 milhões em projetos que incluem reuso de água, nova estação de tratamento de efluentes e sistema de osmose reversa; Com isso, a fábrica atingirá economia de água equivalente ao consumo de 13 mil pessoas por dia

Investe São Paulo
Download Divulgação
Além de maximizar o reuso da água, a iniciativa também promove o uso eficiente do recurso natural nos processos industriais e administrativos

A Goodyear acaba de anunciar investimentos de USD 2,27 milhões em projetos para maximização do uso dos recursos hídricos em seu processo fabril na unidade de Americana (interior de São Paulo). O projeto recebe apoio da Investe São Paulo, Agência de Promoção de Investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O objetivo da iniciativa é aprimorar o balanço hídrico da fábrica, por meio de melhorias que permitam não só maximizar o reuso, mas também o uso eficiente da água nos processos industriais e administrativos, de maneira a reduzir o consumo na unidade. “Iniciativas que promovem o uso sustentável de recursos naturais são tratadas com prioridade pela Investe São Paulo. Estamos felizes de poder contribuir para a realização de investimentos deste porte no estado", explicou o presidente da Investe SP, Juan Quirós. 

As obras incluirão a instalação de uma nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), com capacidade para tratar 100% da água, composta por tanques (equalização, aeração, decantação, cloração, flotação, coagulação, lodo, produtos químicos, clarificador, pressurizador e transferência), além de sopradores de ar, centrífuga, filtro de prensa para lodo ativo, bombas e infraestrutura. O projeto também prevê a instalação de sistema de reuso de água das linhas de extrusoras (tanques de captação, bombas e infraestrutura para interligação com a ETA) e ainda sistema de osmose reversa, para gerar vapor por meio de água reutilizada. 

Segundo Sylas Denucci, diretor de Manufatura da Goodyear do Brasil, os investimentos são fundamentais para a fábrica de Americana, pois permitirão o uso mais racional da água em todos os processos. “O Brasil está vivendo um momento divisor de águas na busca pelo uso inteligente dos recursos hídricos. Com este projeto, vamos economizar o equivalente ao consumo de 13 mil pessoas por dia”, completa o executivo.

Sobre a Goodyear

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 96 anos. No mundo, emprega cerca de 66.000 pessoas e fabrica seus produtos em 49 instalações em 22 países. Seus dois Centros de Inovação nos Estados Unidos e em Luxemburgo desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), que comemora 42 anos em 2015, a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e de pneus para aviação no bairro do Belenzinho - São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o país. Para mais informações sobre a Goodyear, acesse: www.goodyear.com.br;  Twitter:  https://twitter.com/goodyearbr; Facebookwww.facebook.com/goodyearbr