19/05/15 13h33

Governo aposta em 30 acordos com Pequim

Folha de S. Paulo

O governo Dilma vai anunciar nesta terça-feira (19) a assinatura de mais de 30 acordos bilaterais com a China, principalmente nas áreas de infraestrutura e logística, como parte do plano de concessões que será anunciado pela presidente em junho.

Dilma recebe nesta terça o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, para discussões sobre parcerias de investimento e ampliação do comércio entre os dois países.

Segundo auxiliares de Dilma, o Planalto aposta nos negócios com a China para evitar uma "paralisia" do governo com o corte do Orçamento.

Nesta segunda-feira (18), Dilma fez uma reunião com a presença de ministros e do embaixador chinês Li Jinzhang para acertar os últimos detalhes dos acordos.

Entre os projetos, está a obra da ferrovia que ligará Brasil e Peru e contará com investidores chineses para bancar o projeto.

O embaixador Sergio Amaral, presidente emérito do Conselho Empresarial Brasil-China, afirmou que os chineses estão interessados, especialmente, em projetos que estão prontos para serem executados, que já estejam em andamento ou próximos de serem concluídos.

Esses investimentos serão feitos por meio de compra de participação nos negócios ou via financiamento de bancos chineses, principalmente.

"Queremos saber quais os projetos que estão prontos. Não é um encontro só para trocar cartões", disse Amaral. "É preciso ter projetos concretos, que não sejam apenas uma ideia."

Ele citou como projetos que podem despertar o interesse as obras do metrô de São Paulo e as ferrovias Transnordestina, Norte-Sul. Empresas chinesas também avaliam a construção de fábricas para produção de material e equipamentos na área de construção civil.