12/09/17 11h54

Governo de SP e CPFL iniciam projeto inédito de eficiência energética

Subsecretário de Energia Elétrica participou da aula inaugural do Programa Educacional de Eficiência Energética (PEEE) - Poder Público em Sorocaba

Secretaria de Energia e Mineração

Com o objetivo de reduzir o valor da conta de luz em prédios públicos e promover o uso eficiente da energia elétrica, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Energia e Mineração e da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), está implantando o Programa Educacional de Eficiência Energética (PEEE) – Poder Público. As cidades de Bauru e São Carlos sediaram a aula inaugural do projeto inédito no país nos dias 28 e 29 de agosto, respectivamente. No dia 30, foi a vez de Sorocaba apresentar o projeto com a presença do subsecretário de Energia Elétrica, Henrique de Sousa Ferraz, da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.

Nas 306 cidades paulistas atendidas pela CPFL, 141 prédios públicos foram selecionados por utilizar mais de 50 mil kWh/mês, totalizando 47 municípios. Ao todo serão capacitados 242 servidores públicos. Em Sorocaba, o evento teve a participação de 98 servidores e foi realizado no Sorocaba Park Hotel. O subsecretário destacou que participam do curso dois funcionários de cada uma das 141 unidades. Além das aulas online e presenciais, ao final eles apresentarão projetos de eficiência energética para as unidades em que trabalham.

“É gratificante tratar esse tema. Espero um empenho dos envolvidos porque, além de serem os melhores dentro de suas unidades, também são privilegiados já que as 260 horas de treinamento prático e teórico representam a carga horária de um MBA, nesse caso, sobre eficiência energética. A expectativa é obter um resultado satisfatório do grupo”, afirmou o subsecretário de Energia Elétrica.

Na terça-feira (29) foi a vez da cidade de São Carlos receber os cerca de 50 participantes do programa. Bauru sediou a abertura da aula inaugural dia 28 de agosto com a presença de 80 alunos. Nos três dias, os eventos tiveram participações de representantes dos órgãos envolvidos; palestra sobre Eficiência Energética no contexto do Poder Público com Marcos Luiz de Macedo Rodrigues, coordenador técnico do PEEE; e apresentação da metodologia do PEEE – Poder

Público com Marcos Aires, diretor da empresa DATTE – Tecnologias Avançadas em Gestão.

A partir de 22 de setembro iniciam-se as vídeos aulas ao vivo para as três turmas. O segundo encontro presencial com a participação de alunos começa dia 22 de outubro. A segunda vídeo aula está prevista para 24 de novembro.

O PEEE

O Programa Educacional de Eficiência Energética PEEE – Poder Público é um projeto inédito no país que faz parte do Programa de Eficiência Energética da CPFL, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A proposta é capacitar profissionais visando disseminar conhecimentos que gerem projetos e ações de Eficiência Energética.

A iniciativa inédita e pioneira no país capacitará servidores públicos de unidades localizadas na área de concessão da distribuidora para controlar a demanda, o consumo e o custo da energia em seus edifícios. O objetivo é reduzir o valor da conta de luz em prédios públicos e promover o uso eficiente da energia elétrica. A previsão é que o curso termine em março de 2018 com a premiação dos três melhores classificados no PEEE. Mais informações podem ser obtidas no site www.poderpublico.peee.com.br