08/12/16 15h34

Governo desenvolve programa para apoiar empreendedorismo tecnológico

Agência CT&I

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) formata um programa nacional para catalisar uma série de iniciativas de apoio ao empreendedorismo tecnológico. Temporariamente conhecido como projeto Centelha, por transformar ideias em negócios, o programa em construção envolve contribuições do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da pasta, Alvaro Prata, a ideia é converter boas ideias de jovens pesquisadores em negócios bem sucedidos. "Discutimos um programa a ser lançado pelo MCTIC, juntamente com parceiros, para fomentar o empreendedorismo, sobretudo visando à criação de novos negócios com base em ideias inovadoras", adiantou.

Segundo Prata, o MCTIC deve realizar um seminário nacional em fevereiro, a fim de reunir experiências das diversas instituições envolvidas, de modo a esboçar propostas de apoio ao empreendedorismo tecnológico. "A partir daí, a intenção é que a gente desenhe um edital a ser lançado pelo ministério em conjunto com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa [FAPs]", explicou o secretário. "Assim, por adesão, os estados poderiam integrar a chamada."