06/10/15 16h59

Governo do Estado de São Paulo lança programa de apoio às exportações paulistas

Com execução da Investe São Paulo, SP Export incentivará pequenos e médios a exportar e também busca incrementar receita das empresas que já exportam Lançamento ocorre durante assinatura de convênios da Agência com MDIC e Apex-Brasil

Investe São Paulo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) do Governo do Estado lançou, por meio da Agência Investe São Paulo, o Programa Paulista de Apoio às Exportações, o SP Export, ontem, 6 de outubro. O lançamento ocorreu durante cerimônia no mezanino do Palácio dos Bandeirantes, onde foram assinados um convênio com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para inserção do Estado no Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e um convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) de apoio ao  programa.

O objetivo do programa é aumentar o volume de exportações do Estado de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas paulistas a encontrarem mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

“A exportação movimenta a economia, cria empregos e incentiva a inovação. Portanto, neste momento que o País atravessa, a exportação deve ser foco dos nossos esforços para alavancar a indústria, a agropecuária e o setor de serviços, garantindo estabilidade econômica para o Estado”, afirmou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, lembrando da preocupação do governador Geraldo Alckmin em incrementar a geração de empregos.

Caberá à Investe São Paulo, que é a agência do Governo do Estado para a promoção de investimentos e competitividade, a execução do programa, com o apoio do MDIC, da Apex-Brasile da SDECTI.

“A ideia é promover a exportação, mas atendendo as especificidades do mercado paulista. Diversificada e abrangente, a economia do Estado figuraria entre as maiores do continente caso São Paulo fosse considerado um país. Há, portanto, uma grande janela de oportunidades para ser explorada pelas exportações. É preciso potencializar ainda mais nossa diversidade econômica, envolvendo pequenos e médios, como determinou o governador Geraldo Alckmin”, explicou o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós.

 

Lançamento

A cerimônia de lançamento do programa contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França; do presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós; e o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto.

O presidente Juan Quirós agradeceu ao ministro, ao presidente da Apex-Brasil, à Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC e destacou o dinamismo do vice-governador, Márcio França, e do governador, Geraldo Alckmin, em determinarem o apoio às exportações. Emocionado, agradeceu a também presença do ex-ministro Luiz Furlan, com quem trabalhou muitos anos. “Contem conosco da Investe SP para ajudar São Paulo e o Brasil neste momento importante”, afirmou Quirós.

Geraldo Alckmin destacou a veia exportadora do Estado. “São Paulo tem vocação exportadora desde o auge do café. Vale lembrar que foi a força econômica da exportação do café que serviu de base para a formação da indústria no Estado. Agora, com esse aporte de R$ 13 milhões, via Apex, vamos ajudar os pequenos e médios produtores paulistas a conquistar novos mercados mundo afora. Parabéns Márcio França. Parabéns Juan Quirós”, disse.

Já o ministro Armando Monteiro discorreu sobre as oportunidades advindas do comércio exterior para a economia brasileira. “Sabemos que 97% dos consumidores do planeta estão fora do Brasil. Isso mostra a gigantesca possibilidade de crescermos na exportação e ganharmos novos mercados. Um dos nossos desafios é nos adequarmos aos padrões técnicos mundiais. Por isso, a importância desta ação de capacitação dos empresários que será feita pelo Governo de São Paulo por meio da Investe São Paulo”, apontou.

“Nossa parceria com a Investe São Paulo trará bons frutos para o Estado de São Paulo e o País. O presidente Juan Quirós terá nosso apoio total nesta iniciativa”, comentou o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto.

O secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho, que também esteve no evento, apontou a importância do Estado de São Paulo no programa do governo federal. “Temos todo instrumental técnico para apoiar este programa. São Paulo é bem vindo ao Plano Nacional da Cultura Exportadora”.

 
SP Export

A programação do projeto SP Export contempla a realização de seminários em diversas regiões do Estado em parcerias com associações comerciais, entidades setoriais, prefeituras e outras instituições para mostrar a importância da cultura exportadora e capacitar as empresas para ingressarem no mercado internacional. Para incentivar o aumento das exportações, empresas paulistas que já exportam ou têm a intenção de conquistar mercados no exterior serão atendidas pelo programa, que irá ajudá-las a incrementar ainda mais sua receita com produtos e serviços fora do País. 

Segundo Juan Quirós, os seminários de capacitação serão inicialmente realizados nas regiões metropolitanas do Estado. Neste processo, a Investe São Paulo definirá as primeiras 50 empresas que terão seus produtos expostos nos supermercados e lojas de departamento internacionais.

O projeto contemplará também a criação de uma plataforma online com conteúdo informativo para ajudar o empreendedor a internacionalizar seus produtos e serviços, além da promoção de missões internacionais com empresários paulistas, participação em feiras e eventos fora do País e vinda de compradores internacionais para conhecerem o mercado paulista. 

A meta da Agência é realizar 10 mil atendimentos até 2017, tanto em seminários quanto em consultorias direcionadas.

O cronograma das ações e atividades será divulgado em novembro.