08/10/21 11h43

Governo Federal abre 1ª Feira Brasileira do Nióbio, em Campinas (SP)

Presidente Jair Bolsonaro deverá participar de evento que inaugura, também, novas instalações do CNPEM/MCTI. Estarão presentes o ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, e o ministro da Educação, Milton Ribeiro

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

O presidente da República Jair Bolsonaro deve participar, nesta sexta-feira (8), da abertura da 1ª Feira Brasileira do Nióbio e da inauguração de novas instalações do CNPEM/MCTI, em Campinas (SP). A cerimônia, prevista para às 15h15, acontece no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Participam o ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, o ministro da Educação (MEC), Milton Ribeiro, e outras autoridades. 

A 1ª Feira Brasileira do Nióbio vai apresentar produtos já desenvolvidos pelas empresas em conjunto com a academia, voltados para a aplicação do mineral com intuito de contribuir com o posicionamento do Brasil no cenário mundial como referência voltada à produção, caracterização e aplicação do nióbio. 

Serão inauguradas 5 novas linhas de luz no Sirius, o acelerador de partículas brasileiro de última geração do CNPEM/MCTI que gera luz síncrotron. O Sirius passará a contar com 6 estações de pesquisa, todas inauguradas nos últimos 2 anos, que vão contribuir com pesquisas de ponta em diversas áreas do conhecimento. Durante o evento, também serão entregues novas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) que integra o CNPEM/MCTI, e que serão dedicadas à pesquisa de nanodispositivos e nanossistemas que possibilitam desenvolvimento nas áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e energia. 

Com o Ministério da Educação, o CNPEM/MCTI inaugura a Ilum, Escola de Ciência. O projeto, financiado pelo MEC, amplia a atuação do centro na área de educação.  O curso de graduação, com três anos de duração em período integral com imersão nas práticas de pesquisa dos diversos laboratórios de referência nacional do CNPEM/MCTI, é gratuito e pelo menos 50% das vagas serão destinadas a estudantes vindos das escolas públicas. 

ATENÇÃO: MUDANÇA NO HORÁRIO DO EVENTO E DA ENTREGA DAS CREDENCIAIS 

Serviço: 

1ª Feira Brasileira do Nióbio e Abertura das Novas Instalações do CNPEM/MCTI, em Campinas (SP) 

Data: 8 de outubro de 2021, sexta-feira 

Horário da cerimônia: 15h 

Local: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) 

Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 - Polo II de Alta Tecnologia de Campinas - Campinas/SP, Brasil 

O evento será transmitido, ao vivo, pela EBC, pelas redes sociais do Planalto e pelo canal de YouTube do Planalto e do MCTI (youtube.com/mcti) 

fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2021/10/governo-federal-abre-1a-feira-brasileira-do-niobio-em-campinas-sp