14/07/14 16h41

Grupo alemão da área moveleira planeja construir no Brasil a sua maior fábrica

Folha de S.Paulo

A Interprint, companhia alemã que produz revestimentos decorativos para móveis e pisos laminados, escolheu o Brasil para construir a sua oitava fábrica, a primeira na América Latina.

 

A empresa concluiu a terraplenagem de uma área de 70 mil metros quadrados em São José dos Pinhais (PR), na região de Curitiba, onde a planta deverá entrar em operação até o final deste ano.

 

De início, a unidade terá uma área construída de 11 mil m², com um investimento de € 30 milhões (aproximadamente R$ 90 milhões).

 

editoria de arte/folhapress

 

Os aportes, no entanto, deverão ser maiores, pois a companhia já tem um projeto para elevar a ocupação do local para cerca de 27 mil m².

 

"Com essa área total, a unidade será a maior do grupo em nível de capacidade", afirma Lourdes Manzanares, principal dirigente da empresa na América do Sul.

 

O ritmo da expansão dependerá do retorno do mercado, diz a executiva. A implantação no Brasil será feita com recursos próprios, ainda segundo Manzanares.

 

A empresa abriu um escritório no Brasil há cerca de três anos. Hoje, os produtos vendidos no país são importados de fábricas na Alemanha, na Polônia e nos EUA.

 

A escolha da região de Curitiba para a nova unidade ocorreu por causa da proximidade com os clientes, sobretudo fabricantes de móveis e de painéis de madeira.

 

A Interprint também usará a planta para exportar aos países vizinhos, já atendidos pelo escritório brasileiro.

 

"Estaremos perto de dois bons portos, de Paranaguá [PR] e São Francisco do Sul [SC]", diz Onei Marques, que comanda a área de vendas.