11/04/14 14h48

Grupo apresenta projeto de R$ 10 milhões para aeroporto em Birigui

Folha da Região – Birigui

O GPA (Grupo Pioneiros da Aviação) anunciou para o dia 10 de maio o lançamento da pedra fundamental do aeroporto executivo de serviços e industrial que será construído em Birigui. A confirmação da data foi feita na quinta-feira (10) durante apresentação do projeto, inicialmente avaliado em R$ 10 milhões, ao prefeito Pedro Bernabé (PDT). A estrutura prevê uma pista para pouso e decolagens de 1,5 mil metros de comprimento por 35 de largura, autorizada pela Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), em dezembro do ano passado. Na primeira fase do projeto, também está prevista a instalação de prédios que possam abrigar a sede do grupo, escritório, centro de estudos e museu da aviação.

O projeto arquitetônico é do escritório Vendrame Engenharia de Birigui. "A proposta é executarmos um projeto aberto, que possa agregar outras estruturas conforme a demanda. Na área do aeródromo também será instalado um distrito industrial específico para o setor da aviação, mas esta etapa será custeada pelos parceiros que irão se instalar no local", explicou o presidente do GPA, Evaristo Momesso. O diretor financeiro do GPA, Pedro Marin Belmonte, completou dizendo que o aeródromo será usado para a entrada e saída de cargas da região.

Atualmente, o transporte aéreo só é possível a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas. "Nossa expectativa é atender as indústrias da cidade e região. Queremos operar de maneira a complementar o trabalho já prestado pelo aeroporto de Araçatuba, cujo maior movimento é o embarque e desembarque de passageiros", enfatizou. Segundo Belmonte, ainda não há como prever a capacidade de operação. São parceiros no projeto mais de 100 empresas que atuam no setor da aviação no País. Da cidade, o grupo conta com o apoio de nove empresários.