08/04/14 14h39

Grupo vai investir R$ 300 milhões na construção de hotel e shopping

Jornal Primeira Página – São Carlos

O grupo Encalso/Damha e o prefeito Paulo Altomani reuniram a imprensa na manhã desta sexta-feira, 4, para a apresentação do projeto multiuso, que engloba a construção de um hotel e de um shopping center no centro de São Carlos, na esquina das ruas Episcopal e José Bonifácio, antiga sede da empresa Faber-Castell. A obra, de 27 mil m², terá investimentos de R$ 300 milhões, gerando 2.500 empregos diretos e até 8 mil indiretos. A expectativa é que as obras estejam concluídas em outubro de 2016; as obras começam em maio, quando ocorrerá a demolição da antiga fábrica instalada no centro de São Carlos. Sobre o adensamento do trânsito na região, Altomani garantiu que esse problema será solucionado com a construção de uma marginal paralela à rua Episcopal.

O arquiteto responsável pelo projeto, Heitor Coltro, apresentou a obra às pessoas que participaram da solenidade. Ele explicou que os 27 mil m² serão divididos em dois edifícios, um deles comportará um residencial com 178 apartamentos; o outro, o shopping center e o hotel. “A demolição do prédio da antiga fábrica começa em maio e termina em junho. A partir de outubro, começam a obras, com expectativa de término para dois anos”, comentou.

Durante a apresentação, Coltro mostrou que o projeto contempla quatro entradas com o objetivo de não prejudicar o fluxo de veículos. A entrada principal fica na rua Episcopal. “Todos os estudos foram feitos para evitar grandes impactos e eles foram validados pelo Comdema [Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente] e Comdusc [Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Carlos]”, garantiu.

Coltro mostrou que existe uma previsão de expansão de 10 mil m² para um mix multiuso do espaço, projeto que segue as tendências de uso de espaços na Europa.

Para o diretor de negócios relacionados a shopping centers do Grupo Encalso/Damha, Dílson Athia Filho, o empreendimento visa a revitalização do centro de São Carlos. “Para a construção de um shopping center a localização é fundamental. Esse projeto de revitalização visa a valorização da cidade como um todo”, argumentou.

DESENVOLVIMENTO
Na opinião do ex-deputado federal Lobbe Neto, que deixou a presidência do Cepam, investimentos desse porte, demonstram “o potencial que São Carlos tem de atrair grandes empresas que geram emprego e renda à cidade”.

O presidente da Câmara de São Carlos, vereador Marquinho Amaral (PSDB), lembrou que o Grupo Damha tem trazido grandes empreendimentos para São Carlos há 18 anos e foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento da Zona Norte de São Carlos. “E a Câmara de São Carlos tem o seu papel de analisar e aprovar os projetos que visam o crescimento da cidade, a Capital Nacional da Tecnologia”.

O prefeito Paulo Altomani lembrou que o grupo investirá na construção de um estacionamento ao lado dos empreendimentos com capacidade para abrigar 1.500 veículos, o que contribuirá para o fluxo de veículos na região.

“Os investimentos nessa região de São Carlos são estratégicos. A fábrica da Honda está chegando a Itirapina e ficará a 15 km do shopping, do hotel e do residencial. Sem dúvida, esses trabalhadores, técnicos e engenheiros, poderão escolher São Carlos para a moradia”, afirmou Altomani. “Esse projeto vai dar nova vida ao centro de São Carlos”, concluiu o prefeito de São Carlos. Ao final da cerimônia de anúncio dos investimentos, o prefeito Paulo Altomani entregou o alvará do local aos empreendedores do Grupo Encalso Damha.