30/03/07 15h20

Hines capta US$ 550 milhões para investir no setor imobiliário do país

Gazeta Mercantil - 30/03/2007

A incorporadora americana Hines deu início ao seu maior ciclo de investimentos no Brasil desde que chegou ao país, em 1998. A companhia criou um fundo de investimentos com o Calpers, fundo de pensão dos funcionários públicos da Califórnia, com ativos de mais de US$ 230 bilhões, para investir US$ 550 milhões no segmento imobiliário brasileiro. De acordo com o vice-presidente da Hines no Brasil, Steve Dolman, que também é gestor do fundo, até o final desse ano cerca de 75% dos recursos destinados ao Brasil já devem ter sido investidos. Nesse mês a Hines está finalizando o primeiro negócio com recursos advindos do HCB (Hines Calpers Brazil) Interest II, o novo fundo criado para investir no país. A companhia está concluindo a compra de um terreno de 200 mil metros quadrados, onde pretende construir um complexo de centros de distribuição. Localizado às margens da rodovia Régis Bittencourt, na região metropolitana da capital paulista, o terreno vai permitir que a Hines construa centros de distribuição no principal ponto de ligação de São Paulo com a região Sul. Além disso, a área também está nas proximidades do Rodoanel viário da capital paulista. O empreendimento vai consumir cerca de US$ 100 milhões. O início das obras está programado para ocorrer ao longo desse ano. Ao mesmo tempo, a Hines também vai aplicar uma parte dos recursos captados junto ao Calpers no segmento residencial, setor que a companhia vem iniciando sua atuação no Brasil. A empresa aguarda autorização da prefeitura paulistana para lançar um empreendimento voltado para a classe média baixa no bairro de Interlagos, zona Sul de São Paulo. Fruto de uma associação com a construtora Goldfarb, a Hines pretende construir um grande complexo residencial próximo ao autódromo de São Paulo em uma área de mais de 40 mil metros quadrados. O projeto preliminar prevê a construção de mais de mil unidades, com tamanho médio de 50 metros quadrados. Pelas estimativas da Hines, cada apartamento seria vendido a preços variando entre US$ 38 mil e US$ 48 mil, o que daria um Valor Geral de Vendas (VGV) de cerca de US$ 48 milhões apenas com esse empreendimento. No local, onde devem ser erguidas 12 torres residenciais, a Hines pretende doar cerca de oito mil metros quadrados à prefeitura para a construção de um parque público. "No segmento residencial nosso foco será a baixa renda e vamos ampliar nossa participação nesse segmento", afirma Dolman.